Startup promete GPU com 384 GB e 10x mais desempenho que a RTX 5090
O mercado de GPUs é dominado por NVIDIA, AMD e Intel, mas uma quarta player deve aparecer no futuro. A startup Bolt Graphics revelou suas placas de vídeo Zeus, prometendo “corrigir os problemas de performance, eficiência e limitações de funcionalidades” dos modelos tradicionais. O maior diferencial desse projeto é a capacidade de até 384 GB de memória e até 10x mais performance que uma RTX 5090 em workloads específicos.
- Radeon RX 9070: 4 novidades incríveis das novas GPUs da AMD
- Principais tecnologias da nova geração de GPUs GeForce RTX 50 Blackwell
As promessas da startup até parecem vir de um 1º de abril, mas a proposta é verdadeira. De acordo com ela, o desempenho em aplicações FP64 com a GPU de entrada Zeus 1c será maior do que uma poderosa GeForce RTX 5090 entrega: até 5 TFLOPs contra 1,6 TFLOPs.
O mesmo se repete em desempenho em path tracing, já que a Zeus consegue entregar 77 Gigarays, mais do que o dobro da atual GPU topo de linha da NVIDIA. Além disso, a GPU mais fraca da startup será equipada com 128 MB de cache, 8 MB a mais do que a RTX 5090 oferece. Todo esse desempenho a mais será com TDP de somente 120W, contra os quase 600W da melhor solução da NVIDIA hoje.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Placas de vídeo com slots de memória SO-DIMM
Diferente das placas de vídeo da AMD, Intel e NVIDIA que contam com arquiteturas próprias, a linha Zeus usará RISC-V e design baseado em chiplets. Como dito acima, o maior diferencial dessas placas de vídeo é a possibilidade de ter uma grande quantidade de memória graças a slots como o que vemos em notebooks.
Com slots SO-DIMMS, é possível ter entre 160 GB e 384 GB de memória DDR5 entregando até 725 GB/s, 1 TB/s a menos que a largura de banda máxima da RTX 5090 e seus 32 GB GDDR7.
“A Zeus aumenta o desempenho e, ao mesmo tempo, reduz o consumo de energia. Estou orgulhoso do esforço dedicado da equipe da Bolt para criar uma solução que atenda aos principais pontos problemáticos dos clientes, permitindo que eles sejam mais produtivos e deem vida às suas ideias” disse Darwesh Singh, fundador e CEO da Bolt Graphics.
Tudo isso ainda não passa de teoria no papel, já que a produção dessas placas ainda não começou. A Bolt Graphics prometeu apresentar demonstrações durante a GDC deste ano, que já aconteceu, mas ainda não temos materiais disponíveis.
Veja mais do CTUP:
- 10 jogos icônicos lançados em 1990
- Você não deveria jogar games de PC no ultra; entenda por quê
- O que é American Megatrends, que aparece sempre que você liga o computador?
Leia a matéria no Canaltech.