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Startup de ‘carros voadores’ passa por crise e busca novos investimentos

Sete anos após seu primeiro voo de teste, a fabricante de táxis aéreos elétricos Lilium entrou com um pedido de insolvência devido à falta de financiamento, afetando suas duas principais subsidiárias.

A empresa não conseguiu garantir uma injeção de US$ 54 milhões do governo alemão, mesmo após ter levantado mais de US$ 1 bilhão de investidores ao longo dos anos.

Essa situação é especialmente crítica, já que ocorre logo após a Administração Federal de Aviação (FAA) dos EUA emitir novas regulamentações para veículos elétricos de pouso e decolagem vertical, os chamados ‘carros voadores’ — o que poderia facilitar a entrada de empresas como a Lilium no mercado.

Recentemente, a Lilium também anunciou uma parceria com a GE Aerospace para desenvolver soluções de gerenciamento de dados de voo, uma colaboração que poderia trazer avanços significativos em segurança e eficiência.

Governo alemão não investiu valor esperado na startup que fabrica EVTOLs – Imagem: divulgação/Lilium

Financiamento não bastou para salvar a empresa

O cofundador Daniel Wiegand já havia manifestado dificuldades em levantar capital, comentando que, com US$ 205 milhões no caixa, a empresa estava em uma posição delicada.

A tentativa de arrecadar US$ 250 milhões em uma nova rodada de financiamento não foi suficiente para manter as operações da Lilium.

A fabricante tinha planos de entregar suas duas primeiras aeronaves até 2026 e havia recebido pedidos de 20 Jets da operadora americana UrbanLink e 100 Jets da transportadora da Arábia Saudita.

O CEO Klaus Roewe afirmou que, apesar da insolvência, ainda há esperança de um novo começo para o Lilium Jet. Ele mencionou que as subsidiárias alemãs podem conseguir atrair novos investidores e continuar suas operações sob a supervisão de um custodiante.

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Enquanto isso, outras empresas de táxis aéreos elétricos estão avançando. A Joby Aviation recebeu recentemente US$ 500 milhões da Toyota para apoiar seus esforços de certificação e produção, além de ter feito uma oferta pública para levantar mais US$ 200 milhões.

A Archer Aviation também fez progressos significativos, completando seu primeiro voo de transição de pairar para horizontal em junho e registrando 400 voos de teste bem-sucedidos em 2024. A corrida para estabelecer serviços de táxi aéreo elétrico está cada vez mais acirrada, com diversas empresas se preparando para decolar.

Novos investidores ainda podem manter as operações de aeronave da Lilium funcionando – Imagem: Divulgação/Lilium

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