Spider-Man 2 de PC mostra que Sony ainda precisa melhorar no computador – Review
Spider-Man 2 traz ótimo conteúdo e mudança positiva no PC
Quando o assunto é história e gameplay, a versão de PC de Spider-Man 2 não deixa a desejar em relação ao que temos no PS5. Trazendo paridade de conteúdo, o lançamento no computador traz a continuação da história dos jogos anteriores da franquia, com Miles Morales e Peter Parker dividindo o protagonismo e enfrentando vilões como Venom e o caçador Kraven.
Na parte da jogabilidade, Spider-Man 2 também conta com evoluções notáveis, como as “asas” para explorar o mundo aberto. Você pode conferir mais detalhes sobre o assunto na review completa do game no PS5, onde detalhamos as mecânicas do título.
No PC, as grandes novidades do game são técnicas, incluindo um grande acerto: Spider-Man 2 é o primeiro lançamento da Sony a lidar bem com a polêmica situação do uso obrigatório da PlayStation Network obrigatória. A empresa tornou a solução opcional, mas oferece trajes bônus para quem quiser vincular a conta da PSN com o jogo no PC.
![](https://tm.ibxk.com.br/2025/02/10/10161345694059.jpg)
Ou seja, além de não trancar jogadores que não se importam com troféus da PSN, a empresa está oferecendo brindes cosméticos para quem não se importa em ter mais um login para jogar. A solução também foi aplicada retroativamente em God of War Ragnarok, mostrando que a novidade deve se tornar padrão.
Novidades técnicas incluem DLSS e geração de frames
Tecnicamente falando, Spider-Man 2 também conta com novidades interessantes e que deixam o port no nível de outros lançamentos da plataforma. Como já é de costume, o estúdio Nixxes trabalhou com a Insomniac Games para trazer o título para computadores, garantindo tecnologias populares da plataforma para os jogadores.
O jogo faz o arroz com feijão e inclui ray tracing com reflexos e sombras mais realistas, suporte para monitores ultrawide e múltiplas opções gráficas para customizar visuais e framerate. Além disso, temos um amplo leque de tecnologias de upscaling, incluindo o DLSS 3.0 com geração de frames da Nvidia para GPUs RTX, AMD FSR 3.1 e Intel Xess.
![](https://tm.ibxk.com.br/2025/02/10/10161741213064.jpg)
Vale ressaltar que os requisitos mínimos e recomendados do game também não são assustadores. Mesmo sendo um exclusivo de PS5, Spider-Man 2 pode ser rodado em hardwares modestos, desde que o jogador abra mão da qualidade visual. Por aqui, conseguimos até mesmo rodar o jogo no Steam Deck, mas com os gráficos no baixo e framerate variando entre 25 e 30 fps.
Requisitos Mínimos
- Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
- SO: Windows 10/11 (version 1909 or higher)
- Processador: Intel Core i3-8100 or AMD Ryzen 3 3100
- Memória: 16 GB de RAM
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650 or AMD Radeon RX 5500 XT
- Armazenamento: 140 GB de espaço disponível
- Outras observações: SSD necessário
Requisitos Recomendados:
- Requer um processador e sistema operacional de 64 bits
- SO: Windows 10/11 (version 1909 or higher)
- Processador: Intel Core i5-8400 or AMD Ryzen 5 3600
- Memória: 16 GB de RAM
- Placa de vídeo: NVIDIA GeForce RTX 3060 or AMD Radeon RX 5700
- Armazenamento: 140 GB de espaço disponível
- Outras observações: SSD necessário
O grande erro da PlayStation
Mesmo com acertos interessantes, a PlayStation acabou cometendo um grande deslize no lançamento de Spider-Man 2: o jogo chegou com muitos bugs. Desde o lançamento, o título conta com erros gritantes e visíveis no computador.
Logo no começo do gameplay, por exemplo, eu enfrentei problemas de texturas no game, com os olhos dos personagens bugando em cutscenes. Além disso, como de costume em jogos de mundo aberto, sequências de exploração também vieram acompanhadas de problemas.
![spider-man-2-ultrawide-miles-peter.jpg](https://tm.ibxk.com.br/2025/02/10/10162058504068.jpg)
Vale ressaltar que as inconsistências aconteceram em um PC de ponta, com 32 GB de RAM, placa de vídeo RTX 4070 da Nvidia e um processador de ponta da Intel. Você pode conferir as especificações completas abaixo:
- Placa-mãe: MSI Pro Z790-P Wi-Fi
- Placa de vídeo: RTX 4070 Founders Edition
- Processador: Intel Core i9-13900
- Memória RAM: 64 GB com Kingston Fury DDR5 de 32 GB (2×16) e Lexar Ares DDR5 de 32 GB (2×16)
- SSD Com games: Lexar NM790 de 4 TB
- Sistema: Windows 11
Quando joguei Spider-Man 2 no PS5 na época do lançamento original, mesmo em uma build de review antecipada, não tive tantos problemas quanto agora. Os bugs deixam a dúvida se a edição de PC foi realizada às pressas ou os desenvolvedores foram pressionados a lançar o conteúdo antes de tudo estar concluído.
Enquanto a experiência já está melhorando com patches lançados pela Nixxes e a Insomniac Games, o estrago no lançamento problemático já está feito. Spider-Man 2 atualmente está disponível na Steam com análises “Neutras”, com muitas reclamações envolvendo o desempenho do game.
![spider-man-2-ultrawide.jpg](https://tm.ibxk.com.br/2025/02/10/10162149726073.jpg)
É interessante notar que God of War Ragnarok sofreu no lançamento por causa da polêmica envolvendo o login obrigatório da PSN. A Sony claramente aprendeu a lição ao tornar o recurso opcional, mas ainda errou feio ao não investir mais tempo nas otimizações para Spider-Man 2.
Até o momento em que este texto foi lançado, a Insomniac Games havia liberado dois grandes patches que aprimoraram a experiência em relação ao lançamento original. Ou seja, se o jogo tivesse sido adiado em uma semana, a entrega final para os consumidores, em tese, já seria melhor.
Vale a pena comprar?
Spider-Man 2 é a prova de que, mesmo com múltiplos jogos já disponíveis no PC, a Sony ainda possui espaços para melhorias em sua estratégia no computador. O game mostra como a companhia ainda claramente vê os usuários do PlaySation como “superiores”, pois mesmo com um tempo extra para o lançamento no computador, o título veio bugado.
O ano é 2025: as placas de vídeo já são tão potentes que rodam jogos com Ray Tracing e criam quadros por inteligência artificial. A Steam, plataforma com mais jogadores no computador, chega a alcançar 39 milhões de usuários simultâneos. Mesmo assim, ainda temos títulos de grande porte chegando ao PC com problemas no lançamento.
Um dos exemplos mais recentes é Spider-Man 2, que chegou no dia 31 de janeiro aos computadores. Após um período de exclusividade no PS5, o título seguiu o caminho de seus antecessores e deu as caras no computador com todo o seu conteúdo.