SpaceX “agarrou” booster do foguete Starship, mas foi por pouco; entenda
A SpaceX conseguiu capturar o Super Heavy, o propulsor do foguete Starship, durante o 5º teste de voo do veículo. Mas por pouco o procedimento não aconteceu: o booster ficou a um segundo de ser abortado durante a descida para a captura pela torre, e teria acabado caindo em um local próximo. É o que revelou Elon Musk, fundador e CEO da empresa, na sexta (25).
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
SpaceX | O que é o foguete Starship? Vídeo incrível mostra como foi pouso do foguete Starship, da SpaceX
O detalhe foi revelado em uma publicação no X/Twitter que mostrava Musk jogando Diablo IV enquanto conversava com três engenheiros da SpaceX. “Eu quero ser bem franco sobre as coisas assustadoras que aconteceram e o que estamos fazendo a respeito, porque acho que esse é o nosso foco para chegar ao Voo 6”, comentou um deles.
O “foco” mencionado pelo engenheiro não identificado é a redução de riscos do propulsor. Depois, ele descreveu as tais “coisas assustadoras”: “tivemos um aborto de gás de giro mal configurado que não tinha o tempo de aceleração correto para aumentar a pressão de giro”, explicou.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
“E estávamos a um segundo daquele ‘tropeço’ e de dizer ao foguete para abortar e tentar colidir com o solo ao lado da torre em vez de [pousar na] torre — como se disséssemos erroneamente a um foguete saudável para não tentar essa captura” finalizou. Em seguida, ele acrescentou que a equipe passou a ter novos critérios de aborto da missão e de comprometimento que tentaram verificar com a maior eficiência possível.
Depois, outro engenheiro observou que este foi um dos motivos pelos quais eles consideraram adiar o lançamento. “Se adiássemos um dia, poderíamos verificar mais as coisas”, acrescentou um dos engenheiros, especulando como os preparativos para o voo poderiam ter sido diferentes. Eles mencionaram também uma estrutura danificada no foguete durante a descida, que poderia ter prejudicado a captura.
T150 clear in 3:25. Too much time spent killing minions vs elites. Had <3 min=”” potential=”” a=”” href=”https://t.co/oYRqqpVyGe” target=”_blank” data-mce-href=”https://t.co/oYRqqpVyGe”>pic.twitter.com/oYRqqpVyGe
— Elon Musk (@elonmusk) October 25, 2024
Estes e outros incidentes durante os testes de voo do Starship são esperados, afinal, o veículo está em desenvolvimento. Quando estiver pronto, o foguete promete se tornar total e rapidamente reutilizável, aspectos essenciais para os planos de exploração espacial da SpaceX. E a torre de lançamentos tem papel importante nisso, já que a empresa quer tentar pousar o Super Heavy e o foguete Starship ali mesmo, facilitando e agilizando as inspeções e manutenções para o próximo voo.
Leia a matéria no Canaltech.