DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Sony, Nintendo e outras companhias do Japão afundam após tarifas dos EUA

Grandes companhias japonesas da indústria gamer, como a Sony, Nintendo, SEGA e várias outras, sofreram uma grande queda nas suas ações nesta segunda-feira (7). O impacto foi causado pelas tarifas impostas pelos Estados Unidos, movidas pelo presidente Donald Trump contra o mercado internacional.

A que apresentou a maior queda foi a Sony, que perdeu mais de 10% de seu valor de mercado em 24 horas. A Nintendo teve uma baixa de 7,85%. Acompanhando as duas, resultados negativos também foram sentidos pela Koei Tecmo (7,63%), Bandai Namco (7,37%), SEGA (7,29%), Capcom (6,61%), Square Enix (5,62%) e Konami (5,19%). 

Apesar de vermos primeiro as companhias do Japão como Sony e a Nintendo, o impacto também deve ser sentido pelos estúdios e produtoras do Ocidente. Deve ser levado em consideração que, por causa do fuso horário, o cenário inicial sempre acaba sendo visto pela região oriental (não é à toa que o Japão é chamado de Terra do Sol Nascente, afinal de contas).


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Além de sofrer queda na bolsa de valores, as tarifas de Donald Trump nos Estados Unidos também impactaram a indústria gaming de outros modos. O Nintendo Switch 2, que teria sua pré-venda iniciada nos EUA a partir desta quarta-feira (9), sofreu um adiamento com prazo indeterminado. Fãs já temem um aumento no valor do console e de seus acessórios

Imagem do Nintendo Switch 2
A pré-venda do Nintendo Switch 2 nos EUA foi adiada indefinidamente (Imagem: Reprodução/Nintendo)

Além do Japão e dos games

A nova taxação estadunidense não causou impactos negativos apenas para as grandes companhias de games do Japão, como a Nintendo, Sony e as demais vistas. Ela também tem causado uma grande preocupação no mercado tecnológico, que não possui suas operações centralizadas nos Estados Unidos.

A Samsung e a SK Hynix, por exemplo, são sul-coreanas. Temos a TSMC, que produz os principais chips para NVIDIA, AMD e Apple em Taiwan. Esta movimentação possivelmente trará um aumento expressivo de preços para toda a indústria tech, que acabará sendo repassada aos consumidores. 

Isso significa que não veremos apenas um crescimento nos valores em videogames, mas também em componentes eletrônicos, smartphones, notebooks e outros dispositivos que dependem de peças e diversas partes que são produzidas fora dos EUA. Prepare seu bolso.

Leia mais no Canaltech:

Vídeo: No YouTube, o Canaltech comenta se um PC com inteligência artificial realmente faz diferença ou se é apenas mais uma moda passageira do mercado

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box