DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Snapdragon X Elite 2 pode ser voltado para desktops, diz famoso “vazador”

A Qualcomm pode mirar nos PCs desktop para a próxima geração de seus processadores Snapdragon X Elite, baseados em ARM. A informação vem de Roland Quandt, famoso por vazamentos corretos no segmento de hardware e dispositivos mobile. Em um post no BlueSky, ele fala do “Project Glymur”.

O codinome Project Glymur se refere ao próximo processador voltado para Windows da Qualcomm. O componente ainda não foi divulgado oficialmente e por isso não tem nome, então é conhecido como Snapdragon X Elite 2 nos vazamentos.

Fonte: Roland Quandt (BlueSky)

Em seu post, Quandt diz que o processador está sendo testado com um cooler de resfriamento líquido AIO com fans de 120mm. Ou seja, modelo comumente usado em PCs desktop para jogos.

Pouco tempo depois da postagem, o “vazador” escreveu sobre o assunto no site Winfuture, dizendo que a Qualcomm pode estar indo atrás dos “grandes dekstops” da Intel e AMD. Ele até revela que o suposto cooler AIO seria da Dynatron.

Fonte: Roland Quandt (BlueSky)

Vai ser interessante ver como a Qualcomm pretende tornar a nova geração do Snapdragon X mais atrativa para jogos, uma vez que seu primeiro lançamento não sei saiu tão bem no segmento. Em grande parte, isso tem a ver com a menor otimização de muitos games para ARM do que para o formato mais popular x86.

Snapdragon X Elite está presente apenas em notebooks, por enquanto

O novo processador da Qualcomm para computadores ainda não fez sua estreia fora do formato mobile, como notebooks e dispositivos híbridos semelhantes. A empresa trabalhava em um dev-kit no formato de mini PC que acabou sendo cancelado.

Assim, a Geekom deve trazer o primeiro computador compacto do mundo com um Snapdragon X Elite, na forma do QS Series. O mini PC, no entanto, ainda não tem uma janela de lançamento.

Mais sobre o Snapdragon X:

Dell lança notebook XPS 13 no Brasil com Snapdragon X Elite; veja preço

Geekom prepara o primeiro mini-PC com Snapdragon X Elite do mundo

Apenas 720 mil dispositivos Snapdragon X foram vendidos no Q3 de 2024

O TechSpot relembra que a própria Qualcomm já revelou oficialmente em um evento que pretende ter computadores de todos os formatos usando os seus Snapdragon X. Assim, faria sentido que a empresa esteja testando a nova geração do componente em desktops. No entanto, como em todo rumor, é sempre saudável uma pequena dose de ceticismo.

Facebook Comments Box