SK Hynix divulga renda recorde em 2024 graças à demanda de HBM3 e HBM3E para IA
A gigante sul-coreana de memórias SK Hynix conquistou um rendimento recordista em 2024, devido à demanda por seus produtos impulsionada pela corrida da IA. Dessa forma, os componentes que mais puxaram os ganhos da empresa no ano passado foram as memórias HBM3 e HBM3E, populares na fabricação de aceleradores IA, e drives de SSD para servidores com a tecnologia.
Colocando as conquistas em números, a SK Hynix divulgou o rendimento de 66,19 trilhões de wons em 2024. O valor representa mais de R$ 272,5 bilhões e passa do dobro em relação ao que a companhia conseguiu em 2023, que ficou em 32,7 trilhões de wons.
Falando especificamente de lucro, a empresa teve 23,4 trilhões de wons em lucro operacional e 19,8 trilhões de wons em lucro final no ano de 2024. O incremento nessa parte é ainda mais representativo, porque a SK Hynix fechou 2023 no prejuízo, na verdade. Além disso, a margem da empresa era -24% há dois anos, enquanto ela terminou 2024 com 35% positivo.
Os números foram tão positivos para a companhia em 2024 que até no quarto trimestre, quando houve uma queda nos preços de 3D NAND, a SK Hynix ainda teve um aumento em sua margem operacional.
IA impulsiona rendimento da SK Hynix
Obviamente, a empresa enaltece muito em sua divulgação a tecnologia que ajudou tanto nos seus ganhos financeiros. As memórias HBM3 e HBM3E da SK Hynix são usadas em aceleradores da NVIDIA como os H100, H200 e B100, B200. Esses são alguns dos componentes para IA mais cotados do mundo, o que resulta em ganhos para a fabricante de suas memórias.
Fonte: SK Hynix
“Com uma parcela significativamente aumentada de produtos de alto valor adicionado, a SK Hynix construiu rendas sustentáveis fundamentais e lucros até em momentos de correção do mercado”, declarou Kim Woohyun, um dos executivos da empresa. “Enquanto mantemos um compromisso de lucratividade em primeiro lugar, a companhia vai tomar decisões flexíveis de investimento alinhadas com a situação do mercado”.
Notícias relacionadas:
SK Hynix anuncia primeira memória HBM3E de 16 camadas, com 48GB
Marvell revela HBM customizado prometendo mais performance em menos espaço
Samsung e SK Hynix se juntam para desenvolver memórias LPDDR6
Ou seja, a empresa vai investir cada vez mais em produtos que se aproveitam do aquecimento de IA no mercado, que eles estimam continuar a crescer nos próximos anos.
Via: Tom’s Hardware