Sistema de progressão polêmico de Oblivion Remastered já tem mods para correção
O recente Oblivion Remastered, lançado pela Bethesda como uma atualização visual e técnica de The Elder Scrolls IV: Oblivion, mantém intacta uma das mecânicas mais criticadas do RPG original: o sistema de escalonamento por nível. Apesar das melhorias gráficas e de performance, a progressão de inimigos e recompensas segue o mesmo modelo de 2006, o que tem gerado frustração entre alguns jogadores.
No modelo adotado em Oblivion, tanto inimigos quanto recompensas de missões são escalonados de acordo com o nível do personagem do jogador.
Isso significa que completar uma missão no nível 10 resulta em uma versão mais fraca de uma arma ou armadura, enquanto o mesmo conteúdo, feito no nível 25, oferece versões mais poderosas.

O mesmo acontece com os inimigos: criaturas mais fracas desaparecem do jogo ao longo da progressão e são substituídas por oponentes mais fortes, o que afeta a sensação de variedade e realismo no mundo de Cyrodiil.
Mesmo após quase duas décadas de críticas a esse sistema, e com Skyrim já tendo adotado uma abordagem mais balanceada, a remasterização de Oblivion manteve intacta essa lógica de progressão.
Segundo a comunidade, isso compromete o senso de descoberta e recompensa, já que o jogador é “penalizado” por explorar o jogo em níveis mais baixos.
Mods oferecem soluções para dois dos principais problemas
Apesar da ausência de suporte oficial a mods em Oblivion Remastered, a base do jogo ainda utiliza os mesmos arquivos e estrutura da versão original, o que permitiu que mods funcionassem praticamente desde o primeiro dia.
Entre os mais populares estão Unleveled Item Rewards, criado por Trainwiz, e Balanced NPC Level Cap, desenvolvido por PushTheWinButton.

O mod Unleveled Item Rewards remove completamente a lógica de recompensas escalonadas por nível. Com ele, ao completar qualquer missão, o jogador recebe a melhor versão possível do item correspondente, independentemente de seu nível atual.
Segundo o autor, essa modificação se aplica ao jogo base e também aos conteúdos adicionais, incluindo Knights of the Nine, Shivering Isles e Mehrunes’ Razor. A instalação requer a inclusão de um arquivo .esp no diretório ObvData/Data do jogo e sua ativação no arquivo plugins.txt.

Já o mod Balanced NPC Level Cap corrige o segundo ponto mais criticado: o nível infinito dos inimigos. Em Oblivion, a maioria dos NPCs acompanha o nível do jogador indefinidamente, o que pode resultar em inimigos extremamente fortes em áreas teoricamente seguras e compromete a sensação de progressão real.
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Com esse mod, todos os 1.400+ NPCs do jogo e DLCs passam a ter um nível máximo fixo, determinado por um algoritmo que visa preservar o desafio sem distorcer a curva de dificuldade.
Assim como o mod anterior, ele exige a instalação manual do arquivo .esp
e ajustes no plugins.txt.
Por enquanto, essas modificações representam a única forma de ajustar a experiência de Oblivion Remastered a expectativas mais contemporâneas de design de RPGs, sem depender de futuras atualizações ou correções da Bethesda.
Via: GamesRadar+. Fontes: Nexus Mods, Nexus Mods.