EconomyNewsTop Stories

Shuhei Yoshida deixa a Sony depois de mais de 30 anos

Um dos executivos mais conhecidos da Sony Interactive Entertainment e do mundo dos games em geral, Shuhei Yoshida anunciou na última terça-feira (26) que está deixando a empresa. Ele vai fazer isso no dia 15 de janeiro de 2025, quando vai ter completado 31 anos dedicados aos consoles e jogos do PlayStation.

Em uma entrevista ao PlayStation Blog, Yoshida afirmou que, ao completar 30 anos de casa, começou a pensar sobre toda a sua história dentro da companhia e decidiu que era hora de iniciar um novo capítulo em sua vida. “Você sabe, a companhia está indo bem. Eu amo o PS5, amo os games que vão sair para a plataforma”, afirmou.

E agora temos novas gerações de gerentes a quem eu respeito e admiro. E estou muito animado para o futuro do PlayStation. Então, você sabe, o PlayStation está em mãos muito boas. Pensei, ok, chegou minha hora”, complementou. Um veterano da Sony, Yoshida foi o primeiro membro da equipe responsável pelo desenvolvimento de consoles que não tinha um histórico como engenheiro.

Shuhei Yoshida se despede da Sony com um forte legado

Ao PlayStation Blog, Yoshida explicou que, na época em que se juntou à Sony Interactive Entertainment, ela sequer existia. Ele afirma que havia um pequeno time de hardware liderado por Ken Kutaragi e a Sony Music Entertainment, que estava preparando alguns softwares — que, inicialmente, seriam lançados para os consoles da Nintendo.

Foto: Divulgação/PlayStation

Foi a partir da fusão dessas duas divisões que surgiu a Interactive Entertainment, em novembro de 1993. Nessa época, o executivo assumiu o cargo de licenciamento de jogos third party, além de ter trabalhado como produtor-executivo de games como Gran Turismo, Ape Escape e The Legend of Dragoon.

Em 2000, Yoshida assumiu o cargo de vice-presidente da Sony Computer Entertainment America e, em 2007, foi promovido a vice-presidente sênior da SCE Worldwide Studios USA — e, em 2008, virou o presidente da SCE Worldwide Studios. Com a ascensão de executivos da divisão europeia da empresa, em 2019 ele passou a coordenar as parcerias que a empresa faz com desenvolvedores independentes.

Ao PlayStation Blog, o executivo afirma que essa foi uma espécie de “realização de seus sonhos”, já que sempre ficava atento às áreas indies de eventos como a E3. Com sua última posição dentro da empresa, ele teve a oportunidade de viajar o mundo (incluindo o Brasil) para conhecer equipes novas e ajudá-las a criar games de sucesso.

Fonte: PlayStation Blog

Facebook Comments Box