EconomyFeaturedNewsTop Stories

‘Sangue’ de ostras pode revolucionar combate de infecções; entenda

Uma nova descoberta pode aumentar a eficácia de antibióticos usados pela medicina, além de combater as superbactérias. A conclusão faz parte de estudo liderado por pesquisadores da Southern Cross University, na Austrália.

A equipe identificou que proteínas encontradas no sangue de ostras têm propriedades capazes de matar bactérias. Isso abre um série de novas oportunidades para a criação de novos antibióticos, bem como o aperfeiçoamento dos produtos já existentes.

Segredo está na hemolinfa das ostras

Os cientistas explicam que a maioria dos organismos tem mecanismos de defesa naturais para se proteger contra infecções.

As ostras, por exemplo, estão constantemente filtrando bactérias da água, o que torna estas criaturas potenciais produtoras de antibióticos.

O estudo focou nas proteínas na hemolinfa da ostra de Sydney Rock que inibiram o Streptococcus pneumoniae, bactéria que causa infecções respiratórias como pneumonia.

Em alguns invertebrados, incluindo ostras, a hemolinfa é o equivalente ao sangue humano.

As conclusões foram descritas em estudo publicado na revista PLOS One.

Leia mais

Antibiótico de origem vulcânica é recriado em laboratório

OMS lista 15 bactérias que são ameaças globais à nossa saúde

Superbactérias: IAs podem ser aliadas para superar desafio

Proteínas apresentam ação contra bactérias

Os pesquisadores descobriram que as proteínas da hemolinfa testadas demonstraram um efeito antibacteriano, especialmente na espécie Streptococcus S. pneumoniae e na S. pyogenes, que causa infecção na garganta e amigdalite. As proteínas também interferiram nas habilidades de formação de bactérias.

Além disso, a equipe identificou que as proteínas da hemolinfa melhoraram a eficácia dos antibióticos convencionais ampicilina, gentamicina, trimetoprim e ciprofloxacina em duas a 32 vezes contra bactérias clinicamente importantes.

Além das espécies de Streptococcus, as proteínas aumentaram a eficácia dos antibióticos contra Pseudomonas aeruginosa e Klebsiella pneumoniae (ambas causam infecções no sangue e pneumonia), Moraxella catarrhalis (causa infecções do trato respiratório superior) e Staphylococcus aureus (‘estafilococos dourados’, normalmente causa infecções de pele e tecidos moles, mas também pode causar infecções graves de sangue, ossos e articulações e pneumonia).

Descoberta pode ajudar a criar novos antibióticos mais eficazes (Imagem: Fahroni/Shutterstock)

É importante ressaltar que as proteínas da hemolinfa foram consideradas seguras e não tóxicas para as células pulmonares humanas. No entanto, deve demorar muito tempo até que a descoberta seja efetivamente utilizada para criar novos medicamentos.

Enquanto isso, os cientistas recomendam aproveitar os benefícios para a saúde gerados pela ingestão de ostras. Elas contêm zinco, que estimula o sistema imunológico, além de ácidos graxos poliinsaturados e vitaminas que ajudam a melhorar a imunidade.

O post ‘Sangue’ de ostras pode revolucionar combate de infecções; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box