Sandisk prepara SSD com velocidade máxima do PCIe 5.0 usando apenas 7W
A Sandisk promove novos produtos para sua nova fase como uma “spinoff” separada da WD, totalmente voltada para SDD e drives de performance. Assim, a companhia já anunciou que trabalha em um SSD PCIe 5.0 que vai usar apenas 7W para funcionar, enquanto atinge o máximo em performance que a interface pode oferecer.
A informação veio em uma apresentação da empresa durante o Investor Day 2025 – mesmo evento em que a Sandisk falou de suas novas HBF. Na parte de SSDs, a companhia informou que pretende trabalhar com duas novas plataformas para os drives, uma para produtos baseados em NAND QLC e a outra em NAND TLC.
Fonte: SanDisk
Como seria de se esperar, teremos produtos baseados em QLC para custo x benefício e baseados em TLC para alta performance. Assim, é com esse segundo tipo de memória que o SSD de 7W da Sandisk será produzido.
“Esse vai ser, absolutamente, o melhor produto no segmento da indústria”, declarou Khurram Ismail, executivo da Sandisk. “Os jogadores e OEMs vão amar esse produto”.
A empresa promete o SSD para o segundo trimestre deste ano, chegando em capacidades entre 512GB e 4TB. As velocidades ficam em 14.500MB/s para leitura e 14.000MB/s para gravação no modelo de 2TB.
Fonte: Sandisk
Sandisk vai começar a encerrar produção de SSDs Gen 4 em 2028
Enquanto enfatizou muito seu novo drive TLC, a Sandisk comentou também que pretende ter um maior volume de produtos baseados em QLC. Produtos com essa tecnologia vão aparecer tanto para PCIe Gen 4 como Gen 5, e a empresa pretende ter 75% de seu portfólio baseado em QLC NAND até 2028.
Notícias relacionadas:
SanDisk apresenta memória High Bandwidth Flash (HBF) que possibilita GPUs com até 4TB de VRAM
SanDisk revela nova logo enquanto se prepara para ser spinoff da WD
3DMark libera novo teste para DirectStorage em SSDs no Windows
Esse vai ser um ano bem importante para a companhia, uma vez que também em 2028 a Sandisk pretende começar a encerrar a produção de SSDs para PCIe 4.0. Ou seja, daqui a três anos a companhia vai começar a se focar inteiramente na fabricação de SSDs Gen 5, sejam eles TLC para performance ou QLC para produtos acessíveis.
Via: Tom’s Hardware