Samsung prepara celular que dobra em 4 partes; saiba como funcionaria
A Samsung registrou uma nova patente que mostra como seria seu novo celular dobrável em quatro partes. Embora o dispositivo ainda não tenha sido confirmado pela marca, as tecnologias descritas no documento mostram quais podem ser seus planos.
Ilustrações contidas na patente revelam que o dispositivo teria dobradiças que se viram “para dentro”. Ele contaria com flexibilidade para operar em diferentes formatos — ou seja, como um celular, um tablet ou até mesmo de forma parecida com um notebook.
Até o momento, o mercado de smartphones não tem um dispositivo que se dobra em quatro seções de tela. O modelo mais próximo disso é o Huawei Mate XT, que tem três partes e ganhou versão global em fevereiro deste ano.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–




No entanto, o registro de patentes não serve como uma garantia de que tal produto ou tecnologia será realmente usada. As empresas precisam realizar mais testes internos de viabilidade, e as documentações também podem servir como um aparato jurídico contra rivais.
Samsung prepara dobrável triplo
Mesmo que o dobrável mencionado na patente ainda seja um plano mais distante, a Samsung já prepara o lançamento de uma opção rival do Mate XT, com três partes de tela.

O smartphone já apareceu em certificações recentes, indicando que suas vendas podem ocorrer apenas em mercados estratégicos, como a China e a Coreia do Sul. Trata-se de uma medida já tomada no caso do Galaxy Z Fold Special Edition, dobrável ultrafino da marca.
A lista de especificações do dobrável triplo da Samsung não foi confirmada, mas é esperado que ele tenha características equivalentes aos topos de linha atuais da marca. Contudo, sua construção deve ter dobradiça que funciona em formato de “G” e gira para dentro — diferente do Mate XT, que faz um “Z” ao ser desdobrado.
Outra novidade em celulares dobráveis pode ser a chegada do Galaxy Z Flip 7 FE, uma opção mais acessível que se aproximaria do segmento intermediário. O Galaxy Z Fold 7 e Z Flip 7 também são esperados, como atualizações das gerações já existentes.
Ainda não foi confirmada uma data para o lançamento dos novos smartphones, mas é esperado que a Samsung faça o anúncio por volta do mês de agosto. Antes disso, o ultrafino Galaxy S25 Edge pode chegar entre os meses de maio e junho.
Leia mais no Canaltech:
- Novo celular de R$ 1 mil da Samsung “à prova d’água” terá 4 anos de updates
- Novos tablets Samsung apostam no “bom, bonito e barato”; saiba tudo sobre eles
- Fim dos Exynos? Samsung vai renomear chips devido à má reputação, diz informante
Saiba tudo sobre o recém-lançado Galaxy A56:
Leia a matéria no Canaltech.