Samsung e Google querem destronar Dolby Atmos com novo padrão de áudio espacial
A Samsung anunciou nesta sexta-feira (03) sua tecnologia própria de áudio 3D que chega para rivalizar com o Dolby Atmos. Chamada Eclipsa Audio, o formato de áudio imersivo foi desenvolvido em parceria com o Google e chama a atenção por usar código aberto. Isto é, não exige pagamento de royalties, ao contrário da atual parceria com a Dolby. Segundo a fabricante, o Eclipsa já estará disponível em TVs de 2025.
Clique e siga o Canaltech no WhatsApp O que é a tecnologia Dolby Atmos? 6 opções de soundbar com Dolby Atmos para som imersivo
Tecnologia de áudio 3D estará presente em TVs e soundbars
Conforme comunicado oficial da Samsung, o Eclipsa Audio integrará toda a linha de TVs 2025, desde as Crystal UHD até as Neo QLED 8K. Da mesma forma, as próximas soundbars também terão a novidade. Todos os produtos serão detalhados durante a CES (Consumer Electronics Show) — maior feira tecnológica do mundo que acontece de 07 a 10 de janeiro, em Las Vegas, Estados Unidos.
Segundo a empresa, por ser baseada em código aberto, os criadores poderão ajustar os dados de áudio, como a intensidade dos sons, localização e reflexões espaciais.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Neo QLED 8K 2025 será uma das TVs com o Eclipsa Audio (Imagem: Divulgação/Samsung)
Rival do Dolby Atmos chegará em mais produtos
A marca aproveitou o anúncio para reforçar que está trabalhando com o Google e a Telecommunications Technology Association (TTA) para certificar os dispositivos com o Eclipsa Audio. A proposta é que os desenvolvedores explorem a tecnologia sob padrões de qualidade.
Além disso, ainda em 2025, os usuários poderão aproveitar o áudio espacial no Youtube.
“Estamos animados para ver como a comunidade de criadores vai usar o Eclipsa Audio para criar experiências de áudio inovadoras”, comentou Jim Bankoski, vice-presidente de engenharia do Google Chrome.
Dolby Atmos não será substituído rapidamente
Apesar do Eclipsa Audio estrear neste ano, o número de TVs compatíveis ainda será baixo comparado à quantidade de TVs Samsung que suportam Dolby Atmos.
Além disso, por ora, apenas o YouTube contará com a tecnologia. Em relação às demais plataformas de streamings, as empresas precisariam desenvolver filmes e séries com o Eclipsa.
A ideia do áudio espacial é fazer com que o usuário sinta o áudio de diferentes direções (Imagem: Divulgação/Samsung)
Dessa forma, a marca não deve encerrar a parceria com a Dolby rapidamente. Mas vale destacar que o anúncio do novo recurso é um passo importante para a Samsung economizar com a licença para usar o Dolby Atmos.
VÍDEO: Vale a pena comprar uma soundbar?
Leia a matéria no Canaltech.