DestaqueEconomiaNewsPrincipais notícias

Samsung alerta: celulares Galaxy falsificados invadem lojas online

Por meio de um comunicado em fórum oficial, a Samsung alertou sobre o risco de comprar produtos falsificados. A companhia ressaltou que os anúncios de itens irregulares aparecem com frequência em plataformas de marketplace, como o Facebook

Segundo a companhia coreana, a melhor forma de evitar os produtos pirateados é comprar pelos portais oficiais da empresa, como a loja Samsung online. Além disso, locais de revenda autorizadas, como varejistas, também podem assegurar a autenticidade do dispositivo. 

Diferentemente da realidade de alguns anos atrás, a falsificação tem gerado produtos bastante parecidos visualmente com os originais, o que dificulta o reconhecimento na hora da compra. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Vale a pena tomar alguns cuidados para comprar com segurança (Imagem: Brenno Barreira/CT)

Na prática, os produtos irregulares nunca entregarão o mesmo nível de qualidade dos originais, já que não passaram por testes internos da marca. 

Para quem precisa comprar smartphones com preços mais baixos, a Samsung ainda tem programas como o Troca Smart, que permite a troca do modelo antigo por um desconto no celular novo. 

Além disso, a Eco Troca permite entregar equipamentos de qualquer marca e em qualquer estado, o que também ajuda a comprar itens originais com preços mais baixos que o das lojas. 

Como evitar produtos falsificados 

Em um ambiente repleto de anúncios online com diferentes níveis de confiabilidade, algumas dicas podem ajudar a evitar a compra de produtos falsificados:

  • Procure as avaliações e comentários do vendedor: em geral, comentários podem dar um contexto melhor em relação ao vendedor e a qualidade do serviço prestado. Contudo, até mesmo essa verificação deve ser feita com cuidado, já que algumas respostas podem não ser genuínas;
  • Examine o anúncio: em geral, erros nas fotos ou na redação do texto do anúncio são indícios claros de que se trata de uma falsificação. Vale a pena ficar de olho em conteúdos traduzidos sem cuidado, o que pode levar a erros gramaticais;
  • Desconfie de preços muito baixos: é comum que diferentes vendedores ofereçam preços distintos para um mesmo produto. Contudo, se a promoção for grande demais, é preciso tomar muito cuidado: antes de comprar qualquer coisa, faça uma pesquisa rápida em concorrentes para saber se os valores estão em faixas razoáveis;
  • Use métodos de pagamento seguros: não é recomendado abrir mão de pagar em plataformas seguras, que permitam o reembolso caso qualquer coisa dê errado. 

Caso já tenha comprado um item falsificado, é possível realizar a devolução em até sete dias corridos, pelo chamado direito de arrependimento. Outra possibilidade é requerer judicialmente a devolução integral do valor pago.

Leia mais no Canaltech:

Saiba como as marcas querem prender consumidores em um ecossistema:

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box