Sam Altman alerta: OpenAI enfrentará atrasos em novos produtos
O CEO da OpenAI, Sam Altman, afirmou que os desafios de capacidade enfrentados pela empresa resultarão em atrasos no lançamento de novos produtos. A declaração foi feita em uma série de postagens no X (antigo Twitter) nesta terça-feira (1).
“Estamos controlando a situação, mas você deve esperar atrasos nos novos lançamentos da OpenAI, falhas e um serviço mais lento enquanto lidamos com esses desafios de capacidade”, escreveu Altman. “Estamos trabalhando o mais rápido possível para colocar tudo em ordem.”

Crescimento rápido da OpenAI e impacto nos serviços
- O novo recurso de geração de imagens do ChatGPT foi lançado recentemente e rapidamente se tornou um sucesso.
- Sua capacidade de criar imagens em estilos específicos, como as animações desenhadas à mão do Studio Ghibli, gerou grande entusiasmo — e também polêmica.
- Altman afirmou que, desde o lançamento, a empresa “não conseguiu acompanhar a demanda” e que sua equipe precisou trabalhar durante as noites e fins de semana para manter o serviço em funcionamento.
- O impacto do crescimento foi significativo: em uma única hora na segunda-feira, o ChatGPT ganhou um milhão de novos usuários.
- Atualmente, o serviço conta com 500 milhões de usuários semanais e 20 milhões de assinantes pagos, um aumento expressivo em relação aos 300 milhões de usuários e 15,5 milhões de assinantes registrados no final de 2024.

Leia mais:
- ChatGPT-4.5: o que é, para que serve e como usar a nova versão do chatbot da OpenAI
- OpenAI pode virar uma empresa com fins lucrativos com oferta a Sam Altman
- O que é a Sora, a inteligência artificial da OpenAI que cria vídeos?
Medidas para reduzir a sobrecarga
Para enfrentar os desafios de capacidade, a OpenAI tomou medidas para restringir o acesso a algumas funcionalidades. O lançamento da ferramenta de geração de imagens para usuários gratuitos do ChatGPT foi adiado, e a empresa desativou temporariamente a geração de vídeos para novos usuários do Sora, conjunto de ferramentas de mídia gerativa por IA da OpenAI.
Altman ainda brincou ao recorreu à comunidade de tecnologia para buscar soluções rápidas. “Se alguém tiver capacidade de GPU em lotes de 100 mil unidades para disponibilizar o mais rápido possível, por favor, entre em contato!”, escreveu o CEO.
O post Sam Altman alerta: OpenAI enfrentará atrasos em novos produtos apareceu primeiro em Olhar Digital.