EconomyNewsTop Stories

Saiba mais sobre o acordo que pode revolucionar fabricação de elétricos

A ExxonMobil e a LG Chem assinaram memorando que dá robustez à cadeia de fornecimento de minerais e facilita a fabricação de veículos elétricos nos Estados Unidos. 

O acordo prevê a venda de 100 mil toneladas métricas de carbonato de lítio para a gigante sul-coreana por vários anos. O material será fornecido por uma instalação no Tennessee (EUA) ainda a ser inaugurada pela companhia estadunidense.

O projeto deve reduzir a dependência dos Estados Unidos na importação de lítio, o que promete ser grande impulso para a produção de baterias de carros elétricos no país.

“A América precisa de suprimento doméstico seguro de minerais críticos, como o lítio. A ExxonMobil tem orgulho de liderar o caminho no estabelecimento da produção doméstica, aprimorando a segurança energética aqui nos Estados Unidos”, disse Dan Ammann, presidente do setor de Soluções de Baixo Carbono.

Material será fornecido por uma instalação no Tennessee (EUA) ainda a ser inaugurada pela ExxonMobil (Imagem: Divulgação/ExxonMobil)

O projeto usa a tecnologia Direct Lithium Extraction, que, segundo a gigante estadunidense, vai cortar as emissões de carbono em cerca de dois terços em comparação com a mineração tradicional de rocha dura.

Leia mais:

Como aumentar a autonomia da bateria de um carro elétrico?

10 coisas que você precisa saber antes de comprar um carro elétrico no Brasil

Esse lugar tem lítio suficiente para todos os carros elétricos do mundo

Fábricas a caminho para revolucionar o mercado de elétricos

A construção da unidade da ExxonMobil ainda depende de aprovações regulatórias. “A planta oferece excelente acessibilidade geográfica tanto para entregas ao cliente quanto para importações de matéria-prima”, segundo a empresa.

Projeto usa a tecnologia Direct Lithium Extraction, que, segundo a gigante estadunidense, vai cortar as emissões de carbono em cerca de dois terços (Imagem: HT Ganzo/iStock)

“Para atender ao crescimento projetado em EVs, o mundo precisará de muito mais lítio. A ExxonMobil planeja se tornar fornecedora líder de lítio, usando processo moderno que tem significativamente menos impacto ambiental do que a mineração tradicional”, indica a companhia.

Já a fábrica da LG Chem, que começou a ser construída em dezembro de 2023, deve produzir 60 mil toneladas de material catódico anualmente.

O post Saiba mais sobre o acordo que pode revolucionar fabricação de elétricos apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box