S Pen sem Bluetooth: Samsung deixa porta aberta para retorno da tecnologia
Mesmo que tenha retirado o suporte para Bluetooth da caneta S Pen do Galaxy S25 Ultra, a Samsung manteve a porta aberta para o retorno da tecnologia. Afinal, o smartphone ainda tem componentes internos para carregamento da stylus, embora ela não tenha mais uma bateria.
S Pen | Por que existem tantas versões da caneta da Samsung? Galaxy S25: caneta S Pen perdeu Bluetooth por falta de uso, diz executivo
Esse detalhe foi descoberto por Zack Nelson, apresentador do canal no YouTube JerryRigEverything. Após o desmonte do celular, foi percebido que a bobina de recarga permanece próxima do compartimento para a caneta, na lateral da construção.
Não se sabe exatamente o porquê de a Samsung ter mantido essas peças, já que elas não têm mais nenhuma função no celular. Contudo, já foi especulado que a marca planejaria promover o retorno das funções avançadas da S Pen em versões futuras.
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Galaxy S25 Ultra mantém componente de carregamento da caneta S Pen (Imagem: YouTube/JerryRigEverything)
Outra possibilidade seria a venda de uma caneta com Bluetooth de forma separada, algo que já chegou a ser citado em materiais oficiais da Samsung. Contudo, na época, a marca foi rápida em afirmar que se tratava apenas de um erro.
Atualmente, o Galaxy S25 Ultra não tem suporte para pareamento Bluetooth com nenhuma caneta, incluindo acessórios mais antigos que têm compatibilidade com a conexão no Galaxy S24 Ultra, por exemplo.
De forma alternativa, a Samsung pode apenas ter optado por não mudar a estrutura interna do celular por questões de custo, já que redesenhar o smartphone faria com que seu desenvolvimento ficasse mais caro.
Caneta perdeu funcionalidades na geração mais recente (Imagem: Léo Müller/Canaltech)
Especulações anteriores apontaram que a linha Galaxy S25 teria tido aumentos significativos de custos de produção, especialmente por conta do chip Snapdragon 8 Elite mais caro. O preço cobrado pelos celulares também ficou mais alto.
Por outro lado, a reconfiguração de componentes internos poderia liberar espaço para componentes magnéticos de carregamento Qi2, similar ao MagSafe da Apple. Uma bateria maior também seria possível, visto que o Galaxy S25 Ultra está atrás de alguns rivais chineses neste aspecto.
O Galaxy S25 Ultra já pode ser comprado no Brasil, e tem aparecido em diversas ofertas com preços mais baixos no Canaltech Ofertas.
Leia mais
ASUS lança celular gamer “acessível” com tela de 185 Hz; confira Xiaomi aperta cerco contra desbloqueio de bootloader; veja o que mudou Samsung cogita usar anel inteligente para controlar celulares sem toques
Leia a matéria no Canaltech.