Ryzen 9000G? AMD pode lançar novas APUs para desktop AM5 no fim do ano
A AMD se prepara para lançar uma nova série de APUs Ryzen para PCs desktop no quarto trimestre deste ano. É isso que diz o famoso “vazador” HXL (@9550pro), afirmando que os modelos normalmente voltados para notebooks chegam para o socket AM5 no final de 2025.
Apesar do post não oferecer detalhes além dessa pequena informação, é possívelspecular bastante coisa com base no histórico de lançamentos da AMD, começando pelo nome comercial da linha. A empresa tem o costume de acrescentar um “G” nas séries de APUs já disponíveis quando elas passam para o desktop, então esperamos ver processadores Ryzen 9000G.

O mais provável é que as novas APUs da AMD voltadas para desktop sejam baseadas em Strix Point, usando núcleos Zen 5 e gráficos integrados RDNA 3.5, o que já representaria uma evolução em relação aos Ryzen 8000G atualmente disponíveis. Esses são produtos com Zen 4 e gráficos RDNA 3.
Notícias relacionadas:
- Ryzen Z2, Ryzen AI MAX e novos Ryzen AI 300 expandem linha mobile da AMD na CES!
- Strix Halo: Ryzen AI Max+ 395 tem desempenho semelhante à RTX 4070 para notebooks
- Vazamento revela APUs AMD Gorgon Point: refresh de Strix Point para 2026
Mas é interessante lembrar também que nessa geração tivemos novos processadores Strix Halo, com iGPUs mais poderosas. São os chamados Ryzen AI Max e uma versão desses processadores para AM5 também poderia chamar muito a atenção. No momento, entretanto, não há rumores indicando algo nesse sentido.
AMD já prepara novos Ryzen baseados em Gorgon Point
É interessante o post de HXL aparecendo poucos dias depois que tivemos o vazamento de uma nova linha Gorgon Point. As informações vêm de slides da própria AMD, indicando que a empresa já prepara um refresh para Strix Point neste ano.
Ainda não temos mais informações sobre os Gorgon Point, então não dá pra saber se algum deles pode acabar sendo levado também para a nova série Ryzen 9000G.

O que podemos ver é que a AMD tem diversas séries para escolher na hora de adaptar suas APUs para o socket AM5 em PCs desktop, então é possível que essa geração ofereça uma grande variedade de opções de componentes.
Via: VideoCardz