Rússia testa sistema capaz de bloquear VPNs
Um dos desejos antigos da Rússia é impedir o acesso de sites estrangeiros no país. Para isso, as autoridades russas trabalham há anos no desenvolvimento de um sistema totalmente nacional de conexão com a internet.
Um dos grandes desafios, no entanto, são as VPNs. Elas permitem a criação de uma conexão privada entre o computador e um servidor remoto, o que possibilita que os usuários contornem possíveis restrições de acesso impostas pelo governo.
A maioria das VPNs não conseguiu contornar as restrições de acesso
Agora, entretanto, a autoridade de comunicações da Rússia, a Roskomnadzor, teria testado um novo sistema que bloqueia totalmente o acesso a sites e aplicativos estrangeiros.
O teste foi realizado nas regiões do Daguestão, Chechênia e Inguchétia, áreas povoadas principalmente por minorias étnicas.
Os usuários destes locais enfrentaram problemas para acessar o WhatsApp e o Telegram, bem como o YouTube, o Google e até mesmo alguns serviços do gigante russo da internet Yandex.
Além disso, segundo a ONG russa de direitos digitais Roskomsvoboda, a maioria das VPNs não conseguiu contornar a proibição.
As informações são do TechSpot.
Leia mais
Rússia une os Brics para criar aliança de inteligência artificial contra os EUA
Rússia proíbe uso do Discord; entenda o motivo
Google proíbe a criação de novas contas na Rússia – entenda
Desenvolvimento de um sistema totalmente nacional
O governo da Rússia tem buscado reprimir o uso de VPNs nos últimos anos. Existem pelo menos 197 serviços bloqueados no país e muitos foram removidos da App Store russa. Uma lei aprovada em março ainda tornou crime a simples divulgação de informações sobre como contornar as restrições da internet.
Segundo analistas, estes esforços fazem parte de um projeto do Kremlin para criar um sistema totalmente nacional de internet. Em 2019, o país realizou uma série de testes para ver se as operadoras de telecomunicações federais e comerciais poderiam efetivamente separar a Rússia do resto do mundo.
Após o início da guerra na Ucrânia, em 2022, e as subsequentes sanções e restrições impostas por empresas ocidentais, a Rússia acelerou o desenvolvimento do novo sistema. Até agora, foram investidos US$ 648 milhões (R$ 3,9 bilhões) com este propósito. É importante destacar que o Ministério Russo de Tecnologia Digital, Comunicação e Mídia de Massa nunca admitiram estarem trabalhando para criar uma internet 100% russa.
O post Rússia testa sistema capaz de bloquear VPNs apareceu primeiro em Olhar Digital.