RTX 5090 com 32GB GDDR7 aparece no site da Zotac, junto com 5080 e 5070 também
A Zotac mais uma vez queimou a largada e listou modelos da série RTX 50 de placas de vídeo antes da hora em seu site oficial. Por um breve momento, era possível encontrar a RTX 5090 e mais quatro modelos Blackwell na página da empresa, bem como nos resultados da busca do Google no domínio da AIB.
As informações vêm do VideoCardz, que informa que as páginas já estão desaparecendo, mas chegou a realizar capturas de tela antes disso. Na imagem abaixo, podemos ver a RTX 5090, acompanhada da versão 5090D feita para o mercado chinês, bem como da RTX 5080, 5070 Ti e 5070. Podemos concluir, então, que esses serão os primeiros cinco modelos da série Blackwell para PCs.
Fonte: VideoCardz
A captura de tela seguinte mostra resultados do Google com listagens das novas GPUs na página da Zotac. No resumo de cada link, temos algumas informações extras, escritas de maneira um tanto indireta. No entanto, a capacidade de 32GB já aparece.
Fonte: VideoCardz
De volta ao site da Zotac, o autor do post no VideoCardz foi capaz de encontrar a opção de 32GB GDDR7 nos filtros da busca. Essa opção não aparecia antes e, como não existe nenhuma RTX 40 com esse tanto de memória, podemos concluir que a opção foi incluída para a RTX 5090. Assim, confirma-se a capacidade do modelo mais avançado entre as GPUs que a NVIDIA deve apresentar em janeiro.
Fonte: VideoCardz
RTX 5090 deve ocupar 4 slots e Zotac não menciona RTX 5060
Os resultados de busca do Google mostrados na captura de tela agregam diferentes produtos num mesmo resumo, mas mencionam o tamanho de 3,5 ou 4 slots para resultados das novas GPUs. Ou seja, sem grandes surpresas, podemos esperar que a RTX 5090 seja ao menos tão grande quanto sua antecessora.
Notícias relacionadas:
Comino já aceita encomendas para sistemas com GPUs RTX 5090
Suposta logo da RTX 5090D, específica para a China, aparece em vazamento
Dona da Zotac sai da China para evitar sanções antes da chegada das RTX 50
Também chama a atenção que não há menção alguma ao modelo de entrada da geração Blackwell, a RTX 5060 – ou nem mesmo sobre a RTX 5060 Ti. Esse é ainda mais um indicativo de que a NVIDIA deve deixar suas GPUs mais acessíveis para depois.