Robôs aprendem a fazer cirurgias assistindo vídeos
Uma equipe de pesquisadores da Universidade de John Hopkins e Stanford, ambas nos Estados Unidos, conseguiram treinar robôs para fazer cirurgias a partir de vídeos dos procedimentos. Além de aprenderem os movimentos principais, as máquinas corrigiram seus próprios erros.
O Olhar Digital já havia falado sobre esse trabalho aqui. Agora, os pesquisadores deram início à próxima etapa da pesquisa. Com a combinação das diferentes habilidades aprendidas, os robôs fazem cirurgias em cadáveres de animais.
Robôs foram treinados com vídeos de cirurgias
Segundo o The Washington Post, os robôs foram treinados com habilidade humanas, como manipular agulhas, fazer suturas e nós. De início, os vídeos ensinavam as máquinas a imitar os médicos. Mas, após feedbacks, elas corrigiram seus próprios erros, como pegar uma agulha que havia caído.
O trabalho foi apresentado na Conferência Robot Learning em Munique, na Alemanha. E está em processo de revisão para publicação.
Confira abaixo o robô em ação:
Máquinas podem ajudar setor de saúde nos Estados Unidos
De acordo com o jornal, os robôs autônomos podem ajudar o setor de saúde. Isso porque há um déficit de cirurgiões nos Estados Unidos. E esse déficit deve se agravar em breve.
Antes de prestarem essa ajuda, os robôs precisarão passar por testes rígidos para comprovar sua eficácia e segurança. Além disso, vão precisar de aprovação da Food and Drug Administration (FDA, agência reguladora de saúde nos EUA – espécie de Anvisa de lá).
O jornal ainda destacou que, apesar de serem caros de implementar, os robôs melhoram a experiência de profissionais humanos em cirurgias. Segundo Axel Krieger, professor de Stanford e supervisor da pesquisa, a intenção não é substituir cirurgiões, mas facilitar a vida deles.
Para se ter uma ideia do avanço no setor, em 2020 os Estados Unidos registraram 876 mil cirurgias assistidas por robôs.
Leia mais:
Cirurgia inédita com uso de robôs é realizada no Brasil
Cirurgia “falsa” funciona tão bem quanto a real; entenda o motivo
Maioria dos médicos brasileiros se animou com a IA — mas há um porém
Em que pé está a implementação do robô cirurgião?
Os pesquisadores já começaram a próxima fase do trabalho: eles colocaram os robôs para realizar cirurgias em cadáveres de animais;
Eles também desenvolveram um método para conversar com as máquinas como se elas fossem um residente, dando ordens na sala de cirurgia;
Resultados preliminares mostraram que o treinamento em vídeo reduz a necessidade de ensinar o robô cada movimento necessário durante um procedimento;
Um dos próximos desafios é descobrir como capacitar as máquinas para lidar com situações comuns na área médica, como sangramentos.
O post Robôs aprendem a fazer cirurgias assistindo vídeos apareceu primeiro em Olhar Digital.