Roblox vai mudar política sobre acesso de crianças após polêmica recente
Após de negar acusações recentes que apontam que Roblox estimula a distribuição de pornografia infantil e o aliciamento de menores, a companhia responsável anunciou esta semana algumas mudanças em suas políticas. Com elas, pessoas pré-adolescentes vão ter mais restrições ao interagir com outros usuários e conteúdos.
Segundo um e-mail obtido pelo The Verge, a plataforma vai começar a exigir em breve que usuários com 13 anos ou menos tenham o consentimento de seus pais para acessar o recurso de chat. A decisão é semelhante às soluções adotadas por Fortnite, que restringe muitos de seus recursos a quem tem idades menos avançados.
Além disso, Roblox também vai exigir que crianças com 9 anos ou menos ganham consentimento de um responsável para jogar experiências consideradas com “maturidade moderada” ou maior. Segundo a empresa, as restrições vão ser removidas automaticamente conforme seus jogadores envelhecem e ultrapassaram as novas barreiras.
Roblox vai introduzir novas contas para pais
A empresa também vai passar a trabalhar com um novo sistema de contas para pais, que serão conectadas com aquelas usadas por seus filhos. A partir delas, será possível observar de forma remota as atividades de uma criança ou pré-adolescente, bem como modificar as restrições ligadas a elas.
Foto: Divulgação/Roblox
A Roblox afirma que a decisão faz parte de seu “compromisso para tornar a plataforma um dos ambientes online mais seguros” para seus usuários, “particularmente os mais jovens”. Bastante popular entre crianças, a plataforma tem sido criticada há anos tanto por suas políticas pouco protetoras quanto por estimular que pessoas com pouca idade se transformem em geradores de conteúdo.
Segundo a Bloomberg, a companhia registrou 13.316 relatos de abuso infantil somente em 2023, resultando na prisão de duas dezenas de pessoas. Um relato recente da Hinderberg Research afirma que a situação interna da plataforma não melhorou e que suas operações são marcadas pela divulgação de números inflados para acionistas.
Fonte: Eurogamer