Roblox infla números e falha em proteger crianças, afirma Hinderburg Research
Uma extensa pesquisa divulgada pela Hinderburg Research na última terça-feira (8) afirma que os criadores de Roblox têm inflado sua popularidade para acionistas como uma forma de atrair investimentos. Além disso, a empresa é acusada de falhar em proteger crianças contra abusadores e grupos de pedófilos, por considerar que isso acabaria reduzindo suas perspectivas de lucros.
Segundo a Hiderburg, a plataforma divulga a acionistas números inflados de usuários de sua plataforma, que são de 25% a 42% a mais do que a quantidade real — e, no que diz respeito ao engajamento, os números podem ter sido inflados em 100%. Ela também afirma que a gerência de Roblox, intencionalmente, mistura dados de usuários diários, contas alternativas e bots para aumentar a popularidade de seu produto.
Foto: Divulgação/Roblox
A responsável pela pesquisa atua na divulgação de dados de companhias que considera serem prejudiciais ao mercado e que estão envolvidas com algum tipo de atividade ilegal. No passado, ela já havia acusado a startup Nikola de fraude, iniciando um processo que resultou em quatro anos de prisão para seu fundador, Trevor Milton.
Roblox falha em sua moderação
A parte mais preocupante do relato da Hinderberg vem de suas acusações de que, intencionalmente, Roblox não possui equipes ou recursos de moderação efetivos. Com isso, a plataforma virou um grande centro de distribuição de material adulto e é usada por pedófilos como uma forma de aliciar crianças.
Foto: Divulgação/Roblox
Segundo a empresa de pesquisas, não é difícil encontrar salas do jogo dedicadas a pessoas como Jeffrey Epstein ou P Diddy, e vários canais distribuem pornografia infantil abertamente. Logo após a publicação do relatório, as ações de Roblox tiveram uma queda de 4,6%, o que levou a uma reação da empresa.
Em um comunicado oficial, ela declarou que todos os relatos da Hinderburg estão errados e que sempre tomou atitudes para combater conteúdos inapropriados. Além disso, ela afirma que é transparente no que diz respeito às suas médias de usuários diários, mas reconheceu que “fraudes e acessos não autorizados” podem contribuir para números que não refletem a realidade.
Fonte: Eurogamer, Hinderburg Research