Retrospectiva da série Tomb Raider
Poucos ícones dos videogames modernos são tão famosos e influentes quanto Lara Croft. Depois do lançamento de Tomb Raider, que sacudiu o PlayStation na era dos gráficos poligonais, em 1996, o mundo dos jogos nunca mais foi o mesmo.
Desde então, o PlayStation acompanha os passos da arqueóloga e aventureira britânica, e cada jogo canônico da franquia teve seu momento sob os holofotes. Agora, com o lançamento de Tomb Raider IV-VI Remastered para PlayStation 4 e PlayStation 5, em fevereiro de 2025, chegou a hora de relembrar todos eles.
A era do PlayStation
Tomb Raider – 1996 – PlayStation – Eidos Interactive, Core Design
Tomb Raider apresentou a jovem aristocrata britânica ao mundo, dando início à trama com a missão de encontrar o três fragmentos de um artefato antigo conhecido como Scion.
Para isso, Lara parte em uma viagem complexa ao redor do mundo, passando por lugares como Grécia, Egito e Atlântida, com a mistura revolucionária de níveis 3D, ação armada, enigmas e movimentação acrobática. E quem consegue esquecer aquele encontro assustador com um Tiranossauro -rex?
Disponível na PlayStation Store como parte de Tomb Raider I-III Remastered.
Tomb Raider II – 1997 – PlayStation – Eidos Interactive, Core Design
Agora uma aventureira mais experiente, Lara parte em busca da mística Adaga de Xian, que se acredita ter o poder de transformar seu portador em um dragão. Na tentativa de reivindicá-la antes dos temíveis sectários da Fiamma Nera, Lara desbrava Veneza, o Tibete e até sua própria mansão na Inglaterra.
Ampliando, em todos os sentidos, a fórmula já muito bem-sucedida, com novas armas, a capacidade de escalar paredes e níveis maiores, Tomb Raider II também introduziu veículos controláveis, como barcos e motos de neve, marcando o início da linda relação de Lara com praticamente qualquer veículo motorizado (e até alguns não motorizados).
Disponível na PlayStation Store como parte de Tomb Raider I-III Remastered.
Tomb Raider III: The Adventures of Lara Croft – 1998 – PlayStation – Eidos Interactive, Core Design
Quatro fragmentos de um meteorito ancestral que concede poderes sobrenaturais. Experimentos macabros. Referências ao filme clássico “O Enigma de Outro Mundo”. A terceira aventura de Lara foi das grandes. Para cumprir a missão, Lara atravessa o estado americano de Nevada, as Ilhas do Pacífico Sul e a Antártida, com a nova opção de jogar os locais intermediários em qualquer ordem.
Como em Tomb Raider II, esta sequência adicionou inimigos mais inteligentes e equipou Lara com ainda mais opções de movimentos, como se balançar para pular de um ponto a outro e uma corrida com resistência limitada. O jogo também introduziu iluminação dinâmica e efeitos climáticos e de fumaça, trazendo um grande impacto visual para a série.
Disponível na PlayStation Store como parte de Tomb Raider I-III Remastered.
Tomb Raider: The Last Revelation – 1998 – PlayStation – Eidos Interactive, Core Design
Em comparação aos jogos anteriores, que eram mais assertivos, The Last Revelation tem um tom mais cauteloso. O jogo mostra Lara tentando recuperar o Amuleto de Hórus, mas acidentalmente libertando o malévolo deus egípcio Set, que se apossa do corpo de seu antigo mentor.
Para salvar a humanidade de Set, Lara parte em uma jornada ao longo de diversas áreas internas e externas, lutando por ruas, ruínas e cânions, no Cairo, em Alexandria e nas Pirâmides de Gizé.
Além do visual menos poligonal, em sua quarta aventura, Lara também ganhou novos movimentos e a capacidade de combinar itens do inventário para criar peças de quebra-cabeças ou armas aprimoradas. Vamos falar mais disso depois…
Em breve na PlayStation Store como parte de Tomb Raider IV-VI Remastered.
Tomb Raider: Chronicles – 2000 – PlayStation – Eidos Interactive, Core Design
Depois dos acontecimentos de The Last Revelation, Lara é dada como morta, e, em Chronicles, acompanhamos as memórias de pessoas próximas a ela, que revelam sua busca pela Pedra Filosofal em Roma, pela Lança do Destino, próximo à costa da Rússia, sua luta contra criaturas infernais na Irlanda durante a adolescência e a invasão a uma instalação de alta tecnologia em Nova York, com direito a ciborgues assassinos.
Em breve na PlayStation Store como parte de Tomb Raider IV-VI Remastered.
A era do PlayStation 2
Tomb Raider: The Angel of Darkness – 2003 – PlayStation 2 – Eidos Interactive, Core Design
Tendo sobrevivido aos acontecimentos de The Last Revelation, Lara reaparece em Paris, onde é falsamente acusada de assassinar seu antigo mentor.
Fazendo jus ao título, a história de The Angel of Darkness tinha um tom mais sinistro em comparação aos jogos anteriores, com os novos gráficos do PS2 combinando com o novo estilo e controles reformulados. O jogo também introduziu um sistema de diálogo, uma barra de resistência que podia ser aprimorada e um segundo personagem jogável, o parceiro antagônico Kurtis Trent.
Em breve na PlayStation Store como parte de Tomb Raider IV-VI Remastered.
Tomb Raider: Legend – 2006 – PlayStation 2 – Eidos Interactive, Crystal Dynamics
Dando um reboot na série inteira e equilibrando o espírito aventureiro ousado de Lara com uma base emocional mais sólida, Legend mostra Lara procurando a mítica espada Excalibur como forma de descobrir o paradeiro de sua mãe desaparecida.
Levando Lara ainda mais longe em suas explorações (ao Japão, Peru, Nepal e Cazaquistão), mas voltando ao básico em termos de armas e equipamentos, o jogo reformulou os controles, o combate, a IA dos inimigos e até criou um engine de física específico para trazer uma sensação nova mas familiar à jogabilidade.
Disponível na PlayStation Store e incluído no PlayStation Plus Deluxe.
Tomb Raider: Anniversary – 2007 – PlayStation 2 – Eidos Interactive, Crystal Dynamics
A esta altura, a série tinha alcançado um ótimo equilíbrio entre honrar a própria história e trazer novas mecânicas, com uma reinterpretação da história original de Tomb Raider que também respeita os eventos de Legend, em um engine aprimorado.
O estilo icônico do primeiro jogo foi preservado ao máximo, mas o arsenal de Lara recebeu reforços, e os enigmas e o design dos níveis foram modernizados no intuito de integrar elementos de Legend, como o gancho para atravessar cenários.
A era do PlayStation 3
Tomb Raider: Underworld – 2008 – PlayStation 3 – Eidos Interactive, Crystal Dynamics
Para completar a linha do tempo de Legend, Underworld trouxe a busca de Lara pelo Martelo de Thor, que seria usado para entrar em Helheim, o submundo nórdico, e descobrir a verdade sobre o destino de seus pais. O jogo inteligentemente usa locais do mundo real análogos aos mitológicos, levando Lara a lugares como a Ilha Jan Mayen e o Círculo Polar Ártico.
Underworld aproveitou os recursos potentes de hardware do PS3, com ambientes mais amplos, animação por captura de movimentos (com a ginasta olímpica Heidi Moneymaker) e uma série de novos movimentos e armas, incluindo… o Martelo de Thor. É isso aí.
Tomb Raider – 2013 – PlayStation 3 – Square Enix, Crystal Dynamics
O estilo narrativo da série ganhou um foco mais realista e cinematográfico nesse segundo reboot das aventuras de Lara, acompanhando seu desenvolvimento, passando de jovem viajante assustada a sobrevivente com nervos de aço. Perdida em uma ilha misteriosa no litoral do Japão, Lara precisa encontrar seus amigos e escapar antes que a violenta seita da Irmandade dos Solarii mate todos eles.
Começando com armas rudimentares que depois podem ser aprimoradas (concretizando a promessa do primeiro sistema de fabricar itens de The Last Revelation), o foco de Tomb Raider é a furtividade e a sobrevivência em um ambiente mais aberto e selvagem, que incluem efeitos climáticos variáveis e iluminação dramática.
Tomb Raider também foi o primeiro jogo da série a contar com um modo multijogador online competitivo para quem quer caçar os amigos também, além dos animais silvestres.
Disponível na PlayStation Store e incluído no PlayStation Plus Extra.
A era do PlayStation 4
Rise of the Tomb Raider – 2015 – PlayStation 4 – Square Enix, Crystal Dynamics
O salto para o PS4 fez desta sequência para Tomb Raider de 2013 um dos títulos mais visualmente impressionantes da série, com melhorias na tecnologia de captura de movimentos para incluir animação facial.
Buscando concluir a pesquisa do falecido pai sobre a cidade mítica de Kitej e encontrar o artefato da imortalidade, Lara acaba na Sibéria lutando por sua vida, não só contra a organização paramilitar Trindade, mas também contra a fauna selvagem hostil. O combate no estilo de guerrilha foi mais desenvolvido, e Lara ganhou acesso a um conjunto maior de opções de armas e habilidades.
Disponível na PlayStation Store e incluído no PlayStation Plus Extra.
Shadow of the Tomb Raider – 2018 – PlayStation 4 – Eidos-Montreal, Crystal Dynamics
Fechando a trilogia Survivor com chave de ouro, Shadow of the Tomb Raider acompanha a tentativa de Lara de impedir um apocalipse Maia que ela mesma causou sem querer. Ambientada principalmente no México e no Peru, a história retrata um despertar mais filosófico de Lara, explorando o impacto cultural de suas ações conforme ela evolui para se tornar a versão mais reconhecível da personagem.
Visualmente encantador, o jogo representou mais um passo evolutivo em termos gráficos, mas também em elementos de furtividade, com Lara podendo se esconder dos inimigos na vegetação rasteira e usar lama para se camuflar. Mas Lara não ficou escondida para sempre. A série de animação Tomb Raider: The Legend of Lara Croft continua a partir do ponto em que Shadow of the Tomb Raider parou.
Disponível na PlayStation Store pelo PlayStation Plus Extra.
Com Tomb Raider IV-VI Remastered aterrissa no PS4 e no PS5 até 14 de fevereiro de 2025, o mundo não vai precisar esperar muito até o próximo retorno de Lara. Já comece a carregar sua dupla de pistolas e prepare sua mochila batida e super-resistente. A aventura te chama!