EconomyNewsTop Stories

Red Dead Redemption foi fácil de fazer no Xbox 360 (mas não no PS3)

A sétima geração de consoles foi bem curiosa. Apesar de o PS3 ser muito poderoso, seu hardware complicado dificultava o desenvolvimento – e aparentemente isso se aplicou a Red Dead Redemption também. Segundo o Digital Foyndry e um ex-diretor da Rockstar, a versão de Xbox 360 foi a “primária” durante a produção.

Segundo Obbe Vermeij, que trabalhou por muito tempo na Rockstar North (e já deu detalhes de The Agent, GTA Vice City e mais), Red Dead Redemption foi bem mais complicado de ser programado no PS3 por conta da linguagem de baixo nível, algo que dificultou o port na época do desenvolvimento (enquanto o Xbox 360 usava DirectX).

Strictly speaking, the comment from back in the day was that the map was created before a PS3 version was in development. So, not exactly ‘late in development’. Direct is always recorded off the cuff, so language isn’t exactly finely honed. The email was real, discussing MSAA…

— Digital Foundry (@digitalfoundry) October 13, 2024

The xbox360 used DirectX. This means the hardware was hidden behind a layer of software. This made it easy to write for the 360.
To get good performance out of the ps3, the developer would have to get very low level. Program the graphics chips in their native language.
This was…

— Obbe Vermeij (@ObbeVermeij) October 13, 2024

 

Versão de PS3 de Red Dead Redemption foi “difícil”

Em um novo DF Direct, programa para membros do Digital Foundry, foi discutido o novo port de PC de Red Dead Redemtpion e a equipe discutiu algumas curiosidades sobre o game. Segundo o canal, na época de produção o mapa foi pensado antes de a versão de PS3 existir.

Imagem: Rockstar Games

Em outras palavras, o título já estava em produção para o Xbox 360, mas não para PS3. Dando mais detalhes sobre o assunto, Obbe Vermeij revelou que era muito fácil trabalhar com o console da Microsoft, que usava DirectX como interface entre o software e hardware.

Já no PS3, a equipe tinha que usar linguagem de baixo nível, ou seja, programar o game utilizando linguagem nativa do hardware, algo que complicava as coisas, era trabalhoso e requeria um esforço muito maior. Por esses motivos, a versão de Xbox 360 de Red Dead Redemption se tornou a “principal” durante a produção.

Imagem: Rockstar Games

E, de fato, o game rodava melhor no console da Microsoft, algo que vimos acontecer com alguns títulos multiplataforma durante toda a geração. Apesar de o PS3 ter uma abordagem diferente de arquitetura, o videogame era muito poderoso, mas também requeria um conhecimento grande do hardware para extrair o máximo – algo que até hoje dificulta sua emulação, inclusive.

E você, sabia dessa curiosidade? Deixe seu comentário abaixo!

Fonte: via Gamesradar+

Facebook Comments Box