Razer Blade 16: conheça o notebook gamer mais fino do mundo
Durante a CES 2025, em Las Vegas, a Razer apresentou a mais recente versão do notebook gamer topo de linha, o Blade 16, prometendo redefinir os padrões de mobilidade e potência para jogadores.
Equipado com GPUs NVIDIA® GeForce RTX™ 50, processadores AMD Ryzen™ AI 9 e uma tela QHD+ OLED de 240Hz, o Blade 16 une inovação tecnológica e design avançado para atender às demandas mais exigentes dos gamers e criadores de conteúdo.
O novo Razer Blade 16 é um divisor de águas, pois combina um design ultraportátil com desempenho de alto nível. Ele foi projetado para gamers que exigem o melhor em mobilidade e não abrem mão de potência e recursos. Representa verdadeiramente o que o futuro dos laptops para jogos promete
Travis Furst, Head da divisão de notebooks e acessórios da Razer
Divulgação/Razer
Divulgação/Razer
Divulgação/Razer
Design e resfriamento: tecnologia em cada detalhe
Com apenas 1,5 cm de espessura, o Blade 16 é o laptop gamer mais fino já lançado pela Razer, mas sem comprometer a resistência.
Seu chassi é esculpido em um único bloco de alumínio para obter alta durabilidade. Já para manter o sistema resfriado mesmo sob cargas intensas, o Blade 16 utiliza uma nova geração de resfriamento por câmara de vapor, que cobre 57% da área da placa-mãe e dissipa calor por meio de lâminas de escape ultrafinas de 0,05 mm.
A metodologia não só resolve o problema da eficiência térmica, como ainda mantém o notebook extremamente silencioso, criando uma experiência úinica de imersão durante jogos ou criação de conteúdo — áreas que a Razer explora em lançamentos recentes como sua dock USB 4 voltada para alto desempenho.
Potência máxima com uma mãozinha da IA
O Blade 16 estreia os processadores AMD Ryzen™ AI 9 HX 370 com 12 núcleos e 24 threads, combinados com uma Unidade de Processamento Neural (NPU) que atinge até 50 TOPS (cada TOP equivale a 1 trilhão de operações por segundo).
Os notebooks da série Razer Blade ultrapassam os limites da criatividade, do estilo e do desempenho para gamers e criadores de todo o mundo. Nesse ano, estamos orgulhosos por expandir a nossa parceria com a Razer e lançar o primeiro Blade 16 equipado com os processadores Ryzen AI da série 300. Com a NPU mais avançada do mundo, os processadores Ryzen AI da série 300 ampliarão as possibilidades de jogos e a criação de conteúdo impulsionados por inteligência artificial
Rahul Tikoo, vice-presidente sênior e gerente geral da unidade de negócios para clientes da AMD
Isso permite experiências com assistentes virtuais e ferramentas criativas, como o Cocreator, que utiliza IA para editar imagens, e traduções ao vivo com o recurso Live Captions.
Complementando a performance, a NVIDIA® GeForce RTX™ 5090 oferece até 24 GB de memória GDDR7 e suporte ao DLSS 4, entregando gráficos impressionantes. A integração entre IA e hardware reflete o compromisso da Razer com inovações tecnológicas, algo já visto na colaboração com a LG e MediaTek em controles para jogos na nuvem.
Na NVIDIA, estamos comprometidos em expandir os limites do que é possível nos games e na criação. A GPU GeForce RTX 5090 para laptops, presente no Razer Blade 16 com DLSS 4 e NVIDIA NIMs, exemplifica esse compromisso, oferecendo desempenho incomparável e recursos avançados de IA que capacitarão jogadores e criadores de conteúdo a alcançarem novos patamares
Kaustubh Sanghani, vice-presidente de produtos de GPU da NVIDIA
Divulgação/Razer
Divulgação/Razer
Divulgação/Razer
Experiência de primeiro mundo
A tela QHD+ OLED de 240Hz é um dos destaques do Blade 16, cujo tempo de resposta é de 0,2 ms, além de trazer perfis de cores como Adobe RGB e DCI-P3 — ideais para jogos e edição profissional. O novo teclado possui maior profundidade de ativação (1,5 mm), uma fila dedicada de teclas macro e a tecla Copilot, que conecta o usuário a assistentes de IA.
Com um sistema de som atualizado de seis alto-falantes ajustados pela THX, o Blade 16 também eleva ainda mais a experiência imersiva de áudio. A personalização de perfis de equalização (EQ) permite que o áudio seja ajustado para jogos, filmes ou qualquer outra necessidade.
Divulgação/Razer
Divulgação/Razer
EspecificaçãoDetalhesProcessador (CPU)AMD Ryzen™ AI 9 HX 370 (12 núcleos, 24 threads, até 50 TOPS de capacidade IA)Placa de Vídeo (GPU)NVIDIA® GeForce RTX™ 5090 (24 GB GDDR7, DLSS 4, até 155W de potência gráfica)TelaQHD+ OLED, 240Hz, tempo de resposta de 0,2ms, suporte a Adobe RGB, DCI-P3 e Rec. 709Memória (RAM)LPDDR5X de 8000 MHzArmazenamentoSSD PCIe Gen 4 (capacidade não especificada)ResfriamentoCâmara de vapor cobrindo 57% da placa-mãe, lâminas de escape de 0,05 mmChassiAlumínio usinado com precisão, 1,5 cm de espessura no ponto mais finoÁudioSistema de 6 alto-falantes ajustados pela THX, perfis de equalização personalizáveisTecladoProfundidade de ativação de 1,5 mm, teclas macro e tecla Copilot para assistentes de IASistema OperacionalWindows 11ConectividadeWi-Fi 6E, Bluetooth 5.3 (detalhes completos não especificados)
Temos um novo rei a ser batido
O lançamento do Blade 16 aumenta o sarrafo e mostra a estratégia da Razer de expandir fronteiras, como também vimos em coleções exclusivas inspiradas na cultura pop, como a linha baseada em Round 6 e a edição comemorativa de 50 anos da Hello Kitty ano passado.
Combinando desempenho de ponta, design refinado e integração de IA, o Blade 16 posiciona-se como um divisor d eáguas no segmento de laptops gamer. Embora ainda não haja previsão para o mercado brasileiro, o notebook será definitivamente, por algum tempo, a referência global em mobilidade e potência para jogadores e criadores.
Fonte: Razer