Rainbow Six Siege Y9S4 promete dar um jeito nos cheaters e… até no Blackeard
A Rainbow Six Siege Y9S4, a temporada 4 do ano 9 de R6 Siege vai enfim por em prática o novo sistema de reputação, unir os jogadores de console e PC, melhorar o balanceamento das partidas, melhorar o sistema anti-trapaça e… até dar um jeito no Blackbeard.
O anúncio foi feito durante a transmissão da final da Major em Montreal, entre a brasileira W7M esports e a BDS esports, da Suíça. A Ubisoft sempre aproveita a final de campeonatos para trazer atualizações sobre Rainbow Six Siege, e o fim do ano 9 enfim vai trazer vários recursos que vem sendo desenvolvidos ao longo dos últimos meses.
Crossplay em Rainbow Six Siege Y9S4
O crossplay vai estar disponível, tornado viável jogadores de console e de PC serem pareados em partidas. Os jogadores de console poderão escolher entre jogar apenas com outros jogadores de console ou entrar nos lobbys com a galera dos computadores.
A Ubisoft vai usar um novo sistema para detectar os jogadores usando mouse e teclado em lobbys que, em teoria, deviam ser de jogadores apenas com controle. Será um sistema de faltas, que na terceira, colocará os players desonestos em um conjunto de 100 partidas ou 90 dias (o que vier primeiro) em lobbys apenas com teclado e mouse.
Falando em trapaceiros, enfim entra em ação o cancelamento de partidas. Agora o jogo irá detectar pessoas trapaceando e irá “kickar” elas da partida. Ao acontecer isso, a partida é cancelada e todos os demais jogadores legítimos não serão afetados. No sistema anterior, você tinha que jogar a partida inteira com o trapaceiro, o que é uma experiência bem frustrante, e ele só seria penalizado depois.
Cheaters e chat tóxico em Rainbow Six Siege Y9S4
O novo sistema de reputação também vai entrar em ação, e vai buscar ranquearos jogadores de acordo com suas atitudes no jogo. Desde ações negativas como chat abusivo ou team kills, até pontuações positivas por comunicação positiva e receber recomendações de outros jogadores.
A apresentação também fala de um novo sistema contra chat abusivo, com censura de alguns termos ou mesmo impedimento de mandar algumas mensagens. Aqui entramos na barreira da língua, e vamos precisar ver o sistema em ação quando for lidar com o português e, especialmente na minha experiência, o espanhol. Eu já aprendi todas as palavras para macaco na língua castelhana, e vamos ver se o sistema da Ubisoft vai enfim tirar esses desprazer da minha experiência jogando com os “hermanos”.
Balanceamento em Rainbow Six Siege Y9S4
A nova temporada também vai introduzir uma nova forma de balancear o jogo. O “jogador fantasma” vai buscar balancear a pontuação dos squads que irão se enfrentar colocando mais ponto no “nível de força” do time baseado em dois fatores.
O primeiro é quantos jogadores estão em um squad formado. R6 é um game com muito trabalho em equipe e coordenação (se jogado certo), logo mais pessoas entrosadas fazem toda a diferença. Se o squad tem dois, três ou mais jogadores formados, o “jogador fantasma” vai adicionar pontos para refletir essa vantagem.
O segundo fator é a disparidade de níveis. Pode acontecer desse squad possuir jogadores em níveis baixos e outros de nível muito alto. O “jogador fantasma” também vai puxar uma pontuação que reflita essa presença de jogadores muito mais habilidosos na formação do time adversário, buscando um matchmaking mais equilibrado.
Nerf nos escudos em Rainbow Six Siege Y9S4
Depois de várias temporadas sendo essencialmente inúteis, os escudos balísticos receberam um buff no ano 9. Mas a melhoria da efetividade dos escudos criou outro problema: eles se tornaram uma gigantesca dor de cabeça para as defesas, tornado os operadores atrás de escudos em… muito ofensivos.
Visão do inferno em R6 Siege. Usuário u/Lando249 no Reddit
Com a dificuldade que é parar um Blitz a toda velocidade ou lidar com as já clássicas sambadas dos “Montanha” no fim de round, a Ubisoft vai tentar corrigir essa aparente invulnerabilidade da galera dos escudos.
Agora os operadores com escudos balísticos vão sofrer efeitos negativos cumulativos, então na medida que você vai acumulando melees contra eles, aumenta do tempo de vulnerabilidade na animação de “perda de equilíbrio”. Assim eles seguem efetivos logo de cara, mas com o passar do tempo, fica mais difícil manter a posição.
Buff no Sens, nerf na Ying
Rainbow Six Siege Y9S4 vai fechar com alguns ajustes de personagens. Primeiro é a Ying e suas candelas, que agora darão aos defensores alguns instantes a mais antes de serem ativadas e aumentam a chance de algum deles atirar no gadget e evitar seu efeito cegante.
E dois personagens que estão “às traças” vão receber melhorias buscando melhorar sua taxa de uso. O primeiro é o mais solitário no gráfico de vitórias e escolhas, o Sens. O operador belga nunca convenceu desde seu lançamento, e para tentar aumentar sua efetividade e presença, agora o gadget desse operador poderá ser habilitado e desabilitado várias vezes.
O Projetor U.O.R também agora interage diferente com outros gadgets. Ele não será mais tratado como fumaça, e sim como outra coisa. Isso quer dizer que seu efeito de bloquear a visão no mapa não será mais “counterado” pelo Warden e sua capacidade de ver pela fumaça. Infelizmente isso também significa que o combo com o Glaz não estará mais disponível, já que o sniper russo e sua capacidade de ver através da fumaça vai deixar de ser efetivo para ver através do projetor do Sens.
Remaster de Blackbeard em Rainbow Six Siege Y9S4
E por fim, já era hora do barba preta receber uma atenção, e ela veio. Blackbeard foi retrabalhado, buscando tornar ele relevante novamente. Seu escudo acrílico acoplado na arma deveria tankar alguns headshots mas, na prática, o escudo não resistia a muitas balas, e o personagem estava com um índice muito baixo de uso.
Para voltar a ser relevante, ele foi todo repensado. Agora seu escudo é mais parecido com o dos demais operadores com escudo balístico. Quando agachado, seu corpo fica protegido de disparos frontais.
A diferença comparado aos outros operadores é que ele pode baixar a proteção na frente do rosto para fazer a mira e atirar. Outros personagens com escudo balístico precisam inclinar o escudo para dar disparos, expondo o rosto e também parte do corpo. Blackbeard vai apenas baixar uma proteção na frente da cabeça, então ou é headshot para pará-lo, ou nada.
Outra capacidade que ele ganhou é de ser um “Oryx do ataque”. Ele pode destruir paredes moles com investidas do escudo, fazendo ele ser um Sledge para paredes. Vamos ver na prática se vai funcionar, mas testando um pouco do personagem, dá pra ver que ao menos vai tirar da zona de desuso que está, no momento.
Com a repercussão negativa de escudos recentemente, na prática o Blackbeard é um operador de escudo bufado com a possibilidade de usar uma arma primária e se expondo menos para dispará-la. Parece que a Ubisoft está criando um problema que terá que resolver em uma próxima atualização, mas vamos ver mais gente jogando para ver o impacto da mudança no game.
A temporada 4 do ano 9 de Rainbow Six Siege, a Rainbow Six Siege Y9S4, estará disponível a todos os jogadores com o game a partir de 3 de dezembro, quando vão poder ver o novo Blackbeard em ação. Acho que as impressões podem variar, dependendo de qual lado do escudo você vai estar.