EconomyFeaturedNewsTop Stories

Quanto tempo leva para criarmos um hábito?

A melhor forma de criar um novo hábito é através da disciplina, ou seja, repetir e repetir uma atitude até que ela se torne rotineira, como praticar exercícios físicos, beber água ou comer legumes e frutas. Para isso, são necessários pelo menos 66 dias de dedicação, como aponta um estudo britânico.

Clique e siga o Canaltech no WhatsApp Treino de hipertrofia ou treino de força? O que garante melhores resultados

O tempo médio para construir um hábito é muito maior do que a ideia comum de 21 dias (ou três semanas), já que são necessárias quase 10 semanas para adotar de forma efetiva um novo comportamento

Logicamente, a regra tem exceções. O período mínimo pode variar para cada pessoa, e hábitos mais complexos podem levar mais tempo para serem integrados. Para entender, pense no quão “fácil” é tomar uma garra a mais de água por dia até alcançar a sua meta diária perto de ir para a academia fazer musculação e 50 abdominais todos os dias.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como construir um hábito?

Antes de pensar em quanto tempo leva para criarmos um hábito, vale refletir sobre o que é necessário para criá-lo. Em primeiro lugar, realizar uma atividade pela primeira vez requer planejamento e muito mais atenção.  

Estudo britânico descobriu que para criar um novo hábito é preciso ter mais de 60 dias de dedicação (Imagem: Anna Om/Envato)

Pense novamente no exemplo da academia para musculação. É preciso planejar onde os treinos serão realizados, quais tipos de equipamento são necessários e como isso irá ocorrer. Sem saber a série de exercícios e muito menos os movimentos comuns, os primeiros dias irão exigir muito mais esforço mental e físico.

Mesmo que pareça ser difícil ou impossível, é preciso repetir diariamente (ou no intervalo pré-definido) determinadas atividades antes que elas se tornem um hábito. Em algum momento, será possível ver a “automaticidade” daquela ação. Em outras palavras, ela será realizada de forma eficiente e sem exigir muita consciência, como ir até a academia realizar o treino. Neste processo, é normal “falhar” e não conseguir atingir a meta inicial de primeira.

Quanto tempo leva para criar um novo hábito?

Voltando à questão do quanto tempo leva para criar um hábito, uma das melhores respostas foi obtida por cientistas da University College London (UCL), no Reino Unido, em estudo publicado na revista European Journal of Social Psychology.

Nesta pesquisa, os autores recrutaram aproximadamente 100 adultos, com idades entre 21 e 45 anos, que estudavam e moravam na Europa. Os participantes precisavam adotar um novo hábito (independentemente de qual fosse) durante o experimento. Entre os exemplos, estavam:

Comer uma fruta de sobremesa durante o almoço; Beber uma garrafa de água; Correr por 15 minutos antes do jantar.

As atividades que se tornariam um hábito precisavam ser, idealmente, realizadas todos os dias e, para medir a frequência, os participantes registravam se conseguiram ou não realizar a atividade em uma espécie de diário online. 

Cabe observar que não foram oferecidas recompensas para quem alcançasse o feito de construir um novo hábito saudável. Isso aparentemente não comprometeu os resultados, mesmo que algumas falhas durante o projeto fossem percebidas, como dias em que tal atitude não era realizada.

66 dias para desenvolver um hábito

Segundo os autores, o tempo médio para desenvolver um novo hábito foi de 66 dias, com algumas pessoas alcançando o objetivo em intervalos menores (de no mínimo 18 dias) ou em intervalos maiores (de até 254 dias).

Algumas pessoas conseguem desenvolver novos hábitos em apenas 18 dias, mas isso não é a regra (Imagem: Ketut Subiyanto/Pexels)

“Para a maioria dos participantes, a automaticidade aumentou de forma constante ao longo dos dias do estudo, apoiando a suposição de que repetir um comportamento em um cenário consistente aumenta a automaticidade”, reforçam os pesquisadores britânicos.

“Não fornecemos recompensas extrínsecas, indicando que elas não são necessárias para o desenvolvimento de hábitos, embora, como os comportamentos foram selecionados pelos participantes, eles provavelmente foram intrinsecamente recompensadoras”, sugerem.

Atenção! Embora seja interessante saber o tempo exato para a criação de um novo hábito saudável, o resultado do estudo não deve ser encarado como uma regra absoluta. Isso porque a amostra é pequena (número de voluntários), e as pessoas podem responder de forma diferente aos estímulos.

Leia mais:

O que a ciência diz sobre o impacto de uma casa bagunçada na saúde Maior estudo global sobre felicidade quer entender o que nos deixa felizes Jejum de dopamina funciona? Veja o que dizem médicos e especialistas

VÍDEO: Como existe dor de cabeça se o cérebro não sente dor?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Facebook Comments Box