Quando Além da Imaginação previu o fascismo nos EUA em episódio de 1963
O fascismo já foi retratado de diversas formas na cultura pop, mas poucos programas abordaram o tema com tanta força quanto Além da Imaginação (The Twilight Zone).
Em 1963, a série lançou o episódio He’s Alive, trazendo Dennis Hopper no papel de Peter Vollmer, um jovem líder neo-nazista que recebe conselhos de um Hitler ressuscitado sobre manipulação de massas.
“Como você mobiliza uma multidão, Sr. Vollmer? Como você os entusiasma? Como faz com que se sintam conectados a você?“, Hitler pergunta, logo em seguida trazendo a resposta:
“Fale com eles como se fosse um deles. Fale a língua deles, no nível deles. Transforme o ódio deles no seu ódio. Se são pobres, fale de pobreza. Se têm medo, fale dos medos deles. E se estão com raiva, dê a eles alvos para essa raiva. Mas, acima de tudo, Sr. Vollmer, faça com que essa multidão seja uma extensão de você.“
A estratégia funciona. Quando acusado de transformar minorias em bode expiatório, Vollmer responde de maneira calculada: “Querem saber quem são as minorias? Nós! Nós somos as minorias.”
Em pouco tempo, ele está diante de uma plateia modesta, vestido com um uniforme neo-nazista, discursando com a intensidade que se tornaria marca registrada de Hopper: “o patriotismo é uma minoria. O amor pelo país é uma minoria. Querer viver em uma América livre e branca parece ser uma opinião minoritária!”
Embora simplista, essa retórica faz com que ele conquiste bastante popularidade, que é é interrompida quando ele decide recorrer a conspirações para acelerar sua ascensão ao poder.
Ao final do episódio, o criador de Além da Imaginação, Rod Serling, entrega um monólogo sombrio: “para onde irá a seguir este fantasma de outro tempo, este espírito ressuscitado de um pesadelo passado? Para qualquer lugar onde houver ódio, onde houver preconceito, onde houver intolerância.”
Veterano da Segunda Guerra Mundial, Serling entendia melhor que muitos o perigo de deixar essas memórias desaparecerem.
O episódio He’s Alive foi construído como um conto de terror político e um alerta atemporal sobre como ideias intolerantes encontram terreno fértil em tempos de crise.
Leia também: Distopias para entender a realidade!
O post Quando Além da Imaginação previu o fascismo nos EUA em episódio de 1963 apareceu primeiro em Nerdizmo.