Qualcomm contrata ex-chefe de arquitetura de CPUs para servidores da Intel
A Qualcomm supostamente contratou o arquiteto chefe da Intel para CPUs Xeon, Sailesh Kottapalli, que será o vice-presidente sênior em seu novo local de trabalho e será responsável pelo próximo grande projeto da Qualcomm.
Parece que a empresa decidiu expandir para um novo segmento do mercado de CPUs após um início relativamente decente com seus SoCs móveis “Snapdragon X Elite”. A fabricante de chips de San Diego já revelou intenções de explorar novas oportunidades de negócios no passado.
E, ao que tudo indica, CPUs para servidores serão o próximo alvo da empresa.
Notícias relacionadas:
ASUS anuncia o tablet gamer ROG Flow Z13 2025 com Ryzen AI Max+ 395; mais poderoso que um PS5
CPU NVIDIA ARM para dispositivos Windows pode ser lançada ainda em 2025
Teste mostra Intel Arc B570 12% mais lenta do que a Intel Arc B580
As Informações Disponíveis
Créditos: Qualcomm.
Recentemente, em uma lista de empregos, a Qualcomm estava procurando um “Arquiteto de Segurança de SoC para Servidores”, afirmando que o contratado faria parte da equipe de data center da empresa.
A posição valida que a fabricante de chips está trabalhando nesse segmento específico. Abaixo, o mais importante da descrição que revela o que se pode esperar das CPUs para servidores da Qualcomm:
“Nosso foco é desenvolver plataformas de referência baseadas no Snapdragon SoC da Qualcomm, oferecendo uma solução abrangente que inclui hardware, software, designs de referência, guias do usuário, SDKs e muito mais”.
Concorrência Determinada
Com a Qualcomm contratando um membro chave da equipe Xeon da Intel, a empresa está certamente determinada a competir nesse segmento, seguindo imediatamente os concorrentes do mercado.
As CPUs para servidores da Qualcomm deverão empregar os núcleos específicos de HPC da Nuvia, conforme divulgado no ano passado em um processo judicial. Dado que a Nuvia x Qualcomm inicialmente pretendia lançar CPUs para servidores antes da série Snapdragon X Elite, não seria errado dizer que o desenvolvimento já está em andamento.
Outro ponto interessante sobre as ambições de CPUs para servidores da Qualcomm é que esta pode ser uma das primeiras soluções mainstream baseadas em ARM para os mercados de data center, dado que x86 tem dominado com opções da AMD e Intel.
Créditos: Qualcomm.
Há projetos como os processadores Graviton da Amazon e da Ampere Computing, mas eles ainda não ganharam destaque no mercado. Considerando como a Qualcomm executou com sucesso o “Windows on ARM“, pode-se esperar o mesmo com suas futuras CPUs para servidores.
A Qualcomm já lançou CPUs para servidores no passado, sob a linha “Centriq” em 2016, e embora as CPUs tenham ganhado grande destaque no mercado, a fabricante não conseguiu atender às expectativas. Os problemas foram o suporte limitado de software com soluções baseadas em ARM e a dominação do x86 na época.
Se a Qualcomm planeja ter sucesso, ela precisa acertar perfeitamente. E, neste contexto, é importante que ela resolva a sua disputa com a Arm. Mesmo que ela já tenha recebido um julgamento favorável, o processo ainda não acabou.
Fonte: CRN.