EconomyNewsTop Stories

Qualcomm cancela seu mini PC de US$ 899 com Windows em ARM

A Qualcomm preparava um Dev Kit para Windows em ARM que seria um dos mini PCs mais acessíveis com Snapdragon X Elite no mercado. O produto, no entanto, foi oficialmente cancelado, conforme revela a própria fabricante em e-mails de aviso para seus clientes que já haviam encomendado.

A empresa não entra em detalhes sobre o motivo de cancelamento, dizendo apenas que o mini PC “não alcançou seus padrões de excelência”. O produto foi anunciado há meses, então é curioso que a Qualcomm tenha levado tanto tempo para tomar essa decisão.

Fonte: Qualcomm

A Qualcomm cancelou as encomendas e começou a reembolsar seus clientes, mas alguns dos dispositivos chegaram a ser enviados de maneira antecipada para alguns desenvolvedores. Assim, existe um pouco de especulação acerca do que pode ter realmente causado o cancelamento do Dev Kit. Segundo o The Verge, a porta HDMI pode ter algo a ver com isso.

Problema no HDMI?

Um dos devs que recebeu o mini PC foi Jeff Geerling, e ele mostrou que o dispositivo veio sem a conexão HDMI, que deveria ter. É possível encontrar os componentes para conversão do DisplayPort para HDMI, mas nada da porta mesmo. Além disso, a Qualcomm chegou a avisar seus clientes que iria enviar um dongle para converter a porta USB-C para HDMI, em vez de colocar a conexão diretamente no mini PC.

Fonte: Jeff Geerling

Dessa forma, especula-se que a conexão HDMI no pequeno dispositivo não foi aprovada em testes da FCC, agência regulatória dos EUA. Se for o caso, na verdade o mini PC teria falhado em alcançar os padrões da FCC, não da Qualcomm, mas isso é especulação.

Qualcomm aposta em ARM para Windows

Apesar de desistir de seu Dev Kit com Windows em ARM, a Qualcomm não parece desacelerar sua aposta na parceria com a Microsoft. Sua série Snapdragon X de processadores conta com modelos Elite e Plus para diversos segmentos de computadores completos, notebooks na maior parte.

Notícias relacionadas:

Mini PC com Qualcomm Snapdragon X Elite custará US$899

Qualcomm inicia testes com segunda geração do Snapdragon X Elite [RUMOR]

Acer Swift 14 AI com Snapdragon X chega ao Brasil – confira os preços!

Temos modelos de dispositivos chegando com os processadores ao Brasil e a Qualcomm, supostamente, já estaria trabalhando na próxima geração do SoC. E, conforme o portfólio se expande, mais produtos acessíveis vão aparecer e, possivelmente, ajudar a popularizar a plataforma.

Facebook Comments Box