Qual é a função do supercomputador mais rápido do mundo?
O supercomputador mais rápido do mundo entrou oficialmente em operação. Chamado de “El Capitan“, o equipamento foi lançado no Laboratório Nacional Lawrence Livermore (LNNL), na Califórnia, Estados Unidos.
Com custo de US$ 600 milhões (R$ 3,5 bilhões pela cotação atual), o supercomputador foi desenvolvido para garantir a segurança, proteção e confiabilidade do estoque de armas nucleares do país sem testes subterrâneos, prática proibida em 1992.
Os cientistas pretendem avançar em pesquisas sobre a física de alta densidade energética, dados nucleares e design de armas — e a inteligência artificial poderá estar presente.
“Embora ainda estejamos explorando o papel completo que a IA desempenhará em nossa missão, estamos confiantes de que ela acelerará nossas já excelentes capacidades de P&D e, com o El Capitan, estamos prontos para o que quer que o futuro reserve”, disse Brad Wallin, Diretor Adjunto de Dissuasão Estratégica do LLNL, no evento de lançamento.
“Trata-se de fornecer capacidades de modelagem e simulação poderosas e validadas para resolver os problemas científicos mais desafiadores do país”, afirmou o vice-administrador do Escritório de Simulação e Computação Avançada (ASC), Thuc Hoang.
Leia Mais:
Nvidia vai lançar o menor supercomputador de IA do mundo
Supercomputador Frontier recria o universo em simulação inédita
Ozempic financiou supercomputador maior que quadra de basquete; entenda
Como o supercomputador foi projetado?
O El Capitan é capaz de executar mais de dois quintilhões de cálculos por segundo. O equipamento vinha sendo testado desde o ano passado, quando se tornou o terceiro computador da história a atingir velocidades de computação exascale.
O sistema operacional atingiu uma pontuação de 1.742 exaFLOPS no benchmark High-Performance Linpack (HPL), medida universal usada para definir velocidades de supercomputação. O desempenho máximo é de 2.746 exaFLOPS.
FLOPS é a sigla para operações de ponto flutuante por segundo, sendo que cada uma dessas operações representa um cálculo matemático. Um exaFLOP equivale a 1 quintilhão de FLOPS.
Para efeito de comparação, outro supercomputador em teste no Oak Ridge National Laboratory, em Illinois, atingiu um desempenho padrão de 1,353 exaFLOPS com um pico de 2,056 exaFLOPS, segundo o site Live Science.
O El Capitan é equipado com mais de 11 milhões de núcleos de processamento e vai substituir o supercomputador Sierra, implantado em 2018, a pedido do Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Embora seja um dos supercomputadores mais eficientes em termos de energia do mundo, o El Capitan requer cerca de 30 megawatts (MW) de energia para funcionar no pico — energia suficiente para abastecer uma cidade de médio porte.
O post Qual é a função do supercomputador mais rápido do mundo? apareceu primeiro em Olhar Digital.