Qual é a diferença entre o filme e a série sobre o Maníaco do Parque?
Na década de 90, um homem chocou o Brasil ao ser o responsável por matar sete mulheres e abusar de outras 10 em São Paulo. O assassino é Francisco de Assis Pereira, mas que ficou conhecido como Maníaco do Parque, pois após assassinar as vítimas, ele escondia os corpos delas no Parque do Estado, na zona Sul da capital Paulista. Toda essa história é retratada em duas obras: um filme e uma série disponíveis no Amazon Prime.
Mas, afinal, qual é a grande diferença entre as duas produções? A seguir, o Olhar Digital traz as principais características das obras.
Leia mais:
EUA: Amazon vai dar desconto na gasolina para assinantes Prime
“A Substância”: filme já está disponível no streaming
“Homem-Aranha 4”: revelada data de estreia do novo filme
Maníaco do Parque: principais diferenças entre o filme e a série
Primeiramente, é importante destacar que as duas produções são independentes, ou seja, não possuem ligações entre si, a não ser o tema. Enquanto o filme é uma ficção baseada na história do Maníaco do Parque, a série conta todo o processo de investigação sobre os crimes e a atuação da mídia na direção e distorção dos fatos.
Filme “Maníaco do Parque”
Longa-metragem dirigido por Maurício Eça e protagonizado pelo ator Silvero Pereira, “Maníaco do Parque” é uma obra ficcional, mas que traz vários detalhes reais, inspirado no processo que condenou Francisco de Assis Pereira a 268 anos de prisão.
A narrativa é ambientada em 1998 e traz duas histórias. Uma delas é ficcional: a da repórter Elena (Giovanna Grigio), que, por conta própria, realiza a investigação dos assassinatos em série que estavam acontecendo no Parque do Estado, em São Paulo. Já a outra é a do assassino na vida real, Francisco, que na época trabalhava como motoboy.
O filme também mostra toda a cobertura midiática do caso e o medo que se espalha na capital do estado.
Série “Maníaco do Parque: A História Não Contada”
Diferentemente do filme, a série “Maníaco do Parque: A História Não Contada”, que tem direção de Thais Nunes, é um documental contado pelo olhar das sobreviventes. Nela, há materiais de arquivo e depoimentos inéditos das vítimas.
A produção revisita o caso e mostra as consequências que o crime deixou. Além disso, ela mostra as falhas da investigação, os erros de apuração e todo o machismo envolvido, elementos que dificultaram a prisão do criminoso.
A série traz quatro episódios com detalhes sobre a descoberta dos corpos, a busca pelo assassino, sua prisão, confissão e condenação.
O post Qual é a diferença entre o filme e a série sobre o Maníaco do Parque? apareceu primeiro em Olhar Digital.