Quais materiais não podem ir no micro-ondas?
O micro-ondas é um eletrodoméstico presente em muitas casas brasileiras, mas o seu uso requer alguns cuidados. Existem materiais que não devem ser colocados dentro do equipamento e que podem causar incêndios e até problemas de sáude no longo prazo.
Usar micro-ondas faz mal para a saúde? Comida de air fryer faz mal à saúde? Saiba que cuidados tomar
Pensando nisso, o Canaltech reuniu uma lista com 12 itens que não devem ser usados no micro-ondas.
Quais materiais não podem ir no micro-ondas?
Abaixo, veja em detalhes porque os seguintes materiais não devem ser utilizados no micro-ondas:
–
Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.
–
Itens em alumínio ou inox Isopor Alguns tipos de plástico Vidro não refratário Papel filme Papel comum Papelão Tecidos Utensílios de bambu Madeira Recipientes fechados Nada
Itens em alumínio ou inox
Peças fabricadas em metal não podem ir ao micro-ondas sob nenhuma hipótese. Como a superfície do metal reflete as ondas eletromagnéticas emitidas pelo micro-ondas, ela pode gerar faíscas e, em casos mais graves, causar incêndios, colocando em risco a segurança de quem usa o aparelho.
O mesmo vale para papel alumínio e cerâmicas com designs metálicos. Portanto, nunca coloque utensílios metalizados ou pratos com detalhes prateados ou dourados no eletrodoméstico.
Isopor
O isopor é outro material que nunca deve ser colocado no micro-ondas porque ele pode derreter e liberar substâncias tóxicas. Ele é composto por um tipo de plástico que, quando aquecido, pode liberar compostos químicos nocivos à saúde, como o estireno e benzeno, que são potencialmente cancerígenos. Quando em contato com o alimento, essas substâncias podem contaminá-los e, por isso, o isopor nunca deve ser utilizado para esquentar comida.
Alguns tipos de plástico
Nem todo plástico pode ir ao micro-ondas: apenas peças com selos “BPA Free” ou com códigos de reciclagem com os números 2, 4 ou 5 são seguras e não liberam substâncias tóxicas. Embalagens de sorvete e potes de margarina, por exemplo, não devem ser reaproveitados no micro-ondas, pois podem derreter e contaminar os alimentos.
Plásticos que contenham o BPA (Bisfenol A) e ftalatos na composição são tóxicos, podem derreter, liberar compostos nocivos e causar prejuízos à saúde no longo prazo. Por isso, devem ser evitados a todo custo.
Vidro não refratário
Assim como nem todo plástico pode ir ao micro-ondas, nem todo vidro também está apto a ser usado no aparelho. Cristais e vidros não refratários, por exemplo, não devem ser usados no equipamento pois podem rachar e quebrar quando aquecidos.
Apesar da praticidade na cozinha, o micro-ondas não deve ser usado com uma lista de materiais (Imagem: Reprodução/envato)
Papel filme
O papel filme também não deve ser utilizado no micro-ondas. Esse utensílio, comum em muitas cozinhas brasileiras, é composto por PVC (policloreto de vinila), um tipo de plástico que pode derreter com facilidade e liberar compostos químicos prejudiciais à saúde.
Papel comum
O papel também não deve ser colocado no eletrodoméstico pelo risco de incêndio que ele causa. Sacolas de papel, guardanapos, toalhas de papel ou folhas de caderno podem aquecer rapidamente no micro-ondas e pegar fogo.
Além disso, embalagens com carimbos ou estampas ainda podem liberar toxinas de tintas e corantes quando aquecidos, causando contaminação dos alimentos.
Papelão
Assim como o papel, o papelão no micro-ondas também pode causar incêndios. Além do produto não ter sido fabricado para resistir a altas temperaturas, ele também pode liberar compostos nocivos como tintas, corantes e pigmentos que podem ser prejudiciais à saúde.
Tecidos
Tecidos no micro-ondas também devem ser evitados. Não é indicado colocar panos de prato no eletrodoméstico, já que as peças podem causar danos ao equipamento. Além disso, existem tipos de tecido – como o poliéster, por exemplo – que podem derreter e até mesmo pegar fogo. Fibras sintéticas, como o nylon, também podem liberar vapores tóxicos e causar problemas respiratórios.
Utensílios de bambu
Peças em bambu não devem ser colocadas no equipamento pois podem se romper quando aquecidas. O material pode perder a durabilidade quando exposto ao calor excessivo e, por isso, não deve ser utilizado no micro-ondas. Como o bambu não suporta altas temperaturas, ele pode ressecar, trincar ou quebrar dentro do aparelho.
Madeira
Assim como o bambu, a madeira também pode sofrer deformações quando utilizada no micro-ondas. Quando aquecido, o material pode trincar e se partir. Além disso, quando seca, a madeira também pode ocasionar risco de incêndio, principalmente se permanecer dentro do equipamento por muito tempo.
Para completar, dependendo do tipo de tratamento que a madeira leva, vernizes ou outros acabamentos também podem liberar componentes tóxicos quando aquecidos, que podem ser prejudiciais.
Recipientes fechados
Além dos materiais listados acima, também não é recomendado aquecer alimentos no micro-ondas em potes fechados. Quando o recipiente está completamente fechado, o vapor não tem por onde escapar e, assim, pode-se criar uma pressão excessiva dentro do frasco, ocasionando explosões.
Nada
Para completar, também não é indicado colocar o micro-ondas para funcionar sem nada dentro. A ação pode danificar o aparelho, pois as ondas geradas por ele não serão absorvidas e refletirão dentro do equipamento.
Veja mais do Canaltech:
O que são microplásticos e por que fazem mal ao corpo humano Radiação do celular pode causar câncer? É verdade que o sinal do Wi-Fi pode causar câncer?
Assista ao vídeo e entenda se usar o celular no banheiro é prejudicial à saúde:
Leia a matéria no Canaltech.