EconomyFeaturedNewsTop Stories

Quais campeonatos famosos de automobilismo você consegue acompanhar online?

O automobilismo é um esporte que atrai muitos admiradores ao redor do mundo, seja com suas competições internacionais ou nas nacionais. O ronco dos motores, a tecnologia de última geração, os grandes patrocínios e os pilotos que se tornam famosos são apenas alguns dos fatores que fazem com que as corridas sejam tão populares.

Entretanto, quando se pensa em automobilismo, muito provavelmente a primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas é a Fórmula 1, que se tornou uma das competições mais famosas do meio. Mas, existem diversas outras categorias de corridas de automóveis, que são igualmente emocionantes e também conta com muitos adeptos.

Se você gosta do esporte, mas não sabe muito bem quais são os outros campeonatos, confira a matéria abaixo com algumas das mais famosas competições para os apaixonados pelo automobilismo, além de saber onde acompanhá-los.

Leia mais:

F1: como a cor dos carros afeta o desempenho nas pistas

Fórmula E: emissão zero, velocidade “a milhão” e muita tecnologia

Os 10 melhores filmes sobre automobilismo

F1, F2, FE: conheça alguns dos mais famosos campeonatos de automobilismo do mundo

O automobilismo surgiu na França, quando em 1894 a revista parisiense Le Petit Journal organizou a primeira competição registrada. O trajeto era de 127 km e levou mais de 6 horas para ser completado, e o vencedor fez a corrida em uma velocidade média de 19 km por hora.

De lá para cá, muita coisa mudou e o esporte evoluiu de forma constante, se transformando em um espetáculo midiátivo e comercial, com diversas categorias. Conheça algumas abaixo.

Fórmula 1

A categoria mais avançada do automobilismo no asfalto, com os melhores carros e melhores pilotos, que competem em pistas construídas somente para isso ou em circuitos de rua fechados.

As equipes contam com dois pilotos e os carros são construídos especialmente para cada um deles. A velocidade máxima que um carro consegue alcançar é o conceito principal da Fórmula 1, e é onde acontecem os maiores patrocínios e investimentos em segurança e tecnologia. A temporada anual das corridas ocorre em 19 países de todos os continentes.

Início da corrida de Fórmula 1 – Grand Prix da Rússia 2019. Imagem: Michael Cola / Shutterstock

Fórmula 3

É uma categoria de competição do automobilismo da classe dos monopostos, e foi adotada pela Federação Internacional de Automobilismo na década de 1950 com o nome de Fórmula Júnior. Os campeonatos são um passo importante para diversos pilotos jovens, com carros que possuem motores que respondem com 240 cavalos de potência, usam pneus estreitos e chegam a 230 km/h.

Fórmula 2

Um tipo de corrida de fórmula criada em 1948, considerada a categoria de acesso à Fórmula 1. Foi substituída pela Fórmula 3000 em 1985 por estar se tornando cara, e foi revivida entre 2009 e 2012 na forma do Campeonato de Fórmula Dois.

A Fórmula 2 recebeu esse nome em 2017, substituindo a antiga GP2 Series. Os carros são maiores, com pneus mais largos e potência de 620 cavalos, atingindo 300 km/h.

Fórmula E

Uma das categorias mais recentes, com a primeira disputa acontecendo em 2014. Os carros são movidos a energia elétrica, fazendo parte dos grupos de monopostos, carros feitos para somente um piloto. Os carros têm potência de até 335 HP, e a potência é limitada em 300 HP durante corridas oficiais. Os veículos têm peso mínimo de 900 kg, sendo que 385 kg deles são apenas as baterias.

(Imagem: Murilo Góes/Nissan)

Fórmula Indy

Pode parecer com a Fórmula 1, mas são muito diferentes. Os carros são mais pesados e resistentes, sendo todos iguais para todas as equipes, além de ser a categoria de automobilismo mais rápida, podendo ultrapassar os 370 km/h em pista, que são ovais. Todos os veículos são construídos pela mesma empresa, e o evento mundial mais conhecido são as 500 milhas de Indianápolis, nos EUA.

Kart

A categoria possibilita a ascensão de diversos pilotos em muitas modalidades do automobilismo, e, no Brasil, a competição é uma das mais populares. O Campeonato Brasileiro de Kart avalia o desempenho e funciona como uma escola para formação de quem quer seguir uma carreira profissional nas pistas.

NASCAR

O nome também se refere a associação automobilística responsável pelas disputas da modalidade de Stock Car. Se iniciou nos anos 20 nos Estados Unidos, com circuitos ovais e de longa duração. São mais de 1500 corridas e 1000 circuitos, com o Daytona 500 sendo o mais famoso deles.

Stock Car

Um dos torneios nacionais mais tradicionais e famosos, sendo como uma versão brasileira da NASCAR, que também é uma associação automobilística que controla diversas corridas pelo mundo. Os veículos parecem carros de passeios, e são iguais para todas as equipes e pilotos, com o mesmo chassi, pneus e motor. O que faz diferença na categoria é o talento do piloto e os ajustes feitos no carro.

(Imagem: GM)

Fórmula Truck

Foi criada no final dos anos 1980, com nome original de Copa Brasil de Caminhões. Como o nome diz, os veículos são caminhões superpotentes, e as corridas têm um limite médio de velocidade, que não deve ultrapassar os 200 km/h.

Fórmula Renault

Fundada em 1971, é popular na Europa e outros países, servindo como classe de acesso a outras categorias de monopostos como Fórmula 3, Fórmula 2, Fórmula E ou Fórmula 1.

Rally

Uma das categorias que possui dois pilotos dentro do veículo, sendo que um dirige e outro fica responsável pela navegação. Os carros podem ser modificados ou não, e a corrida acontece em um espaço aberto, podendo ser uma estrada ou de estágio, a categoria profissional.

Rally dos sertões

Com destaque nacional, nasceu em 1993. O percurso começa em Goiânia e vai até cidades do Nordeste, como Fortaleza/CE, sendo quase 5000 km de corrida. Ela faz parte do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country e do Mundial Cross Country.

Dakar Rally

Considerada a categoria mais pesada de automobilismo off-road do mundo, sendo de resistência e durando quase 2 semanas, passando por diversos países. Aberta para amadores e profissionais, qualquer modelo de veículo pode participar. Como a prova é muito perigosa, nem todos conseguem terminar o trajeto, e até o ano de 2020, 29 pilotos profissionais morreram em prova.

Imagem: Divulgação Red Bull

Quais campeonatos famosos de automobilismo você consegue acompanhar online?

Veja quais os campeonatos de automobilismo você consegue assistir online:

Fórmula 1: possui seu próprio serviço de streaming online, o F1 TV, e também pode ser visto ao vivo no site Band.com.br

Fórmula 2: pode ser vista nas plataformas digitais BandPlay e Band.com.br

Fórmula 3: pode ser assistida nos sites e canais Band.com.br, Bandsports, F1TV Pro, canal do YouTube Tomada de Tempo, canal do YouTube Motorsport Brasil

Fórmula E: pode ser acompanhada no canal do YouTube Grande Prêmio TV

Fórmula Indy: pode ser vista na Cultura Play e Disney+

Campeonato Brasileiro de Kart: você pode assistir no canal do YouTube oficial da CBA e na CATVE.com

NASCAR: pode ser visto em aplicativos como Fubo e DirecTV Stream, além de BandPlay e Band.com.br

Stock Car: pode ser acompanhado diretamente no canal do YouTube da Stock Car

Fórmula Truck: pode ser vista no Band.com.br e no canal do YouTube da Copa Truck

Rally: possui uma plataforma oficial de vídeo e streaming, o Rally TV

Rally dos sertões: pode ser acompanhada no canal do YouTube Grande Prêmio TV

Dakar Rally: pode ser vista nos canais oficiais do Facebook e do YouTube do Dakar Rally, na Red Bull TV e na Disney+.

O post Quais campeonatos famosos de automobilismo você consegue acompanhar online? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box