PSN: Sony dá presente para assinantes da PS Plus e explica queda da PlayStation Network
Presente da Sony para jogadores
Para compensar os jogadores afetados, a empresa anunciou que todos os assinantes da PlayStation Plus receberão automaticamente cinco dias adicionais do serviço. A extensão será aplicada a todos os planos do serviço sem necessidade de solicitação por parte dos usuários, garantindo que ninguém saia prejudicado pela interrupção.
A notícia foi dada pelo perfil no Twitter (X) Ask PlayStation, que traz notícias e atualizações sobre a companhia e seus serviços. “Os serviços de rede se recuperaram totalmente de um problema operacional”, diz o comunicado. “Pedimos desculpas pelo inconveniente e agradecemos à comunidade pela paciência. Todos os membros do PlayStation Plus receberão automaticamente 5 dias adicionais de serviço.”
Situação ainda gera questionamentos
Embora a Sony tenha reconhecido o impacto da queda da PSN e oferecido uma compensação, alguns jogadores ainda estão questionando a empresa nas redes sociais. A explicação fornecida pela companhia foi considerada vaga por alguns usuários, que fizeram questionamentos nas publicações da marca.
A falta de detalhes gerou frustração em parte da comunidade, que esperava uma explicação mais técnica sobre o que levou ao colapso dos serviços. A empresa se referiu ao problema apenas como uma “questão operacional” e não ofereceu informações sobre como pretende evitar futuras interrupções de longa duração, disse um usuário do Twitter (X).
Durante o período de instabilidade, jogadores relataram dificuldades para acessar até mesmo jogos single-player que exigem conexão com a PSN para salvar progresso ou desbloquear troféus. O jornalista Tom Warren, do The Verge, indicou que a situação poderia ser fruto de um ataque DDoS (Negação der Serviço), dado os padrões do problema e a falta de comunicação da Sony, mas a teoria não foi confirmada.
Relembre a linha do tempo do caso
A queda da PSN começou na sexta-feira, 7 de fevereiro, por volta das 19h no horário de Brasília, e afetou usuários globalmente. Durante quase um dia inteiro, jogadores enfrentaram dificuldades para se conectar aos servidores da Sony, impedindo partidas online, acesso aos recursos da PlayStation Store e até mesmo o login na PSN.
A Sony demorou algumas horas para reconhecer publicamente o problema, publicando sua primeira atualização apenas para confirmar que os serviços estavam fora do ar. Sem explicações detalhadas ou estimativas para a resolução, os jogadores recorreram às redes sociais para expressar sua frustração.
A situação gerou diversos memes e até mesmo a participação de empresas como a GameStop, que brincou no X (antigo Twitter) com a situação. A loja sugeriu que, com os problemas de grande porte na PSN, os jogadores agora iriam preferir mídias físicas no PS4 e PS5.
O serviço começou a ser restaurado gradualmente no sábado, quando alguns usuários relataram que já conseguiam acessar funcionalidades básicas da PSN. No entanto, a normalização total só foi confirmada oficialmente à noite, quando a Sony publicou seu comunicado final sobre o ocorrido.
A PlayStation Network (PSN), rede dos consoles PS4 e PS5, passou por uma das maiores quedas dos últimos tempos, ficando fora do ar por quase 24 horas entre sexta-feira (7) e sábado (8). Enquanto a Sony ficou por silêncio durante boa parte do ocorrido, a empresa finalmente deu mais detalhes sobre a situação após restabelecer o serviço, além de trazer uma boa notícia para assinantes da PS Plus.
Em uma publicação nas redes sociais na noite de sábado, a empresa revelou que a queda foi causada por um “problema operacional”, sem dar detalhes sobre a natureza exata da falha. Além disso, a Sony não mencionou medidas preventivas para evitar que o problema ocorra novamente no futuro, limitando-se a pedir desculpas pelo inconveniente e agradecer a paciência da comunidade.