PS6 chega só em 2028, acredita Shuhei Yoshida
Os ciclos cada vez mais longos de cada geração e a pandemia do COVID-19 devem fazer com que o PS6 seja lançado somente em 2028, acredita Shuhei Yoshida. O ex-executivo da Sony fez suas previsões em uma entrevista recente, onde falou de diversos outros assuntos.
Yoshida foi vice-presidente da Sony Computer Entertainment America (SCEA) e até presidente da SCE Wordwide Studios. Seus últimos anos na empresa foram como chefe do departamento de jogos indie para o PlayStation, de onde se aposentou em janeiro deste ano.
Foto: Divulgação/Sony
Dessa forma, não é à toa que a extensa entrevista que o ex-executivo ofereceu ao GamesBeat tem gerado todo tipo de notícia na última semana. Entre os diversos assuntos comentados, Yoshida até fez suas previsões para o PS6:
“O último ciclo foi de sete anos”, relembrou Yoshida a respeito do PS4. “Se for sete anos, veremos um (PlayStation) novo em 2027. Eu não tenho informações sobre o próximo PlayStation, mas parece um pouco cedo demais para mim. A geração do PS5 foi desacelerada devido a problemas na fabricação”, ressaltou.
“Se o próximo PlayStation (PS6) sair em 2028, isso parece certo para mim. A Microsoft teve seu vazamento sobre um plano para 2028. Talvez os dois saiam nessa época”, completou Yoshida.
Divulgação/PlayStation
Pandemia afeta o PS6 e demissões
Aproveitando que o ex-executivo da Sony fez menção aos problemas do início do PS5, o entrevistador do GamesBeat levantou a questão da pandemia, e como todo o mercado de games ficou mais devagar nos últimos tempo, mencionando também o grande número de demissões.
Yoshida responde que considera essa uma “reação exagerada à situação do COVID”. Ele afirma que as companhias investiram demais nos anos de pandemia – incluindo a Sony – e depois tiveram que enfrentar e realidade e fazer ajustes.
Notícias relacionadas:
Shuhei Yoshida: jogos live service têm mais chance de serem aprovados pela Sony
PS6 terá 3D V-Cache e Radeon volta a ser high-end com UDNA, alega conhecido “vazador”
Preço do PS6 é principal preocupação de analistas
Se de fato o PS6 for lançado somente em 2028, teremos um mercado ainda mais maduro em tecnologias de super resolução impulsionadas por IA, então é bem provável que esse seja um ponto de marketing para o console. Além disso, há rumores de que seu processador pode acabar implementando 3D V-Cache, como os Ryzen X3D da AMD.