PS5 Pro tem PSSR comparado com AMD FSR e NVIDIA DLSS
Um dos grandes trunfos para melhorar a qualidade dos jogos do PS5 Pro é o PSSR, um recurso que permite o upscaling da resolução com aprendizagem de máquina. O Digital Foundry resolveu comparar o novo recurso com o que os jogadores já têm acesso hoje, sendo esses o AMD FSR 3 e o DLSS.
PSSR faz trabalho competente perante AMD FSR
Quando comparado ao AMD FSR 3, o PSSR demonstra superioridade em alguns aspectos. No Ratchet and Clank: Rift Apart, por exemplo, é notório que o anti-aliasing é mais eficaz e deixa tudo com uma boa definição, além de exibir menos artefatos.
Um ponto importante a ser notado que contribui para uma boa qualidade no teste visto acima é que o Ratchet and Clank: Rift Apart possui uma resolução interna relativamente alta. Dessa forma, o PSSR tem o seu trabalho facilitado e sua real qualidade talvez seja vista somente em jogos com resoluções menores, como no caso de Alan Wake 2 que roda em 864p no PS5.
A comparação, também vale notar, tem um grande detalhe a ser destacado. Ao invés de rodar o jogo no máximo no PC, o Digital Foundry utilizou uma configuração gráfica similar a que será encontrada em sua versão para o PS5 Pro, uma vez que a intenção do vídeo é comparar os recursos e não a qualidade gráfica máxima a ser obtida.
DLSS torna as coisas mais difíceis
Quando comparado ao DLSS, da NVIDIA, o PSSR, do PS5 Pro, tem um jogo mais equilibrado. Para começar, o recurso da Sony apresenta alguns pequenos erros de geometria, que não são encontrados no PC, em praticamente todos os cenários.
Em compensação, quando o assunto vira imagem em movimento, o PSSR apresenta menos problemas com um anti-aliasing superior. Outro ponto a ser notado é que a técnica de reconstrução de imagens da Sony se demonstra melhor na maioria dos cenários.
Mesmo com todas essas diferenças, o DLSS, de forma geral, se apresenta com uma qualidade mais estável. Aqui, claro, tudo foi analisado em apenas um jogo e será preciso esperar o lançamento do PS5 Pro para que testes mais a fundo possam ser realizados com mais títulos otimizados.
Via: Wccftech