Protótipo de Macintosh de 1983 será vendido em leilão e pode ultrapassar $120 mil
Um raro protótipo do Macintosh, produzido pela Apple em 1983, está sendo vendido em um leilão em Bonhams – Nova Iorque e muito do hardware chama a atenção de entusiastas e colecionadores. O modelo #M0001 tem um drive para “Twiggy disk” (5,25 polegadas), por exemplo – que foi cancelado por problemas de confiabilidade.
É afirmado que o co-fundador da Apple, Steve Jobs, ordenou que as unidades de pré-produção fossem destruídas antes do lançamento comercial. Ou seja, nenhum modelo que chegou ao mercado a partir de 1984 conta com o leitor, chegando com um drive de 3,5 polegadas – mais compacto e confiável.
Steve Jobs pode ter mandado destruir os protótipos do Macintosh de 1983, mas além deste sobreviver, ele está em condições muito boas. Ele também conta com um teclado que tem o seu número serial escrito à mão, um protótipo do mouse Apple M01000 com um conector único e um disquete de densidade dupla Twiggy chamado “Mac Word”.
Nem é preciso dizer que este modelo raro serve como uma parte da história da Apple, mostrando como eram suas ideias durante a fase de desenvolvimento de seus primeiros computadores e marca uma grande etapa da tecnologia dos anos 80.
As expectativas do leilão para o protótipo do Macintosh é que ele seja vendido entre os valores de $80 mil e $120 mil. No entanto, especialistas apontam que o valor final pode ultrapassar esta análise inicial e até quebrar recorde para computadores Apple leiloados. Em 2019, um modelo similar com drive para Twiggy foi vendido por $150.075.
Veja também:
Apple rejeita acordo com União Europeia para uso de sua IA
Apple e TSMC já estão fabricando chips mais recentes nos EUA
AYANEO revela novos detalhes de Mini-PC inspirado em Macintosh
Mais informações do protótipo do Macintosh
Além do próprio protótipo do Macintosh ser uma raridade por si só, outro detalhe que chama a atenção do público é uma versão prévia do primeiro software – uma versão não-finalizada pela Apple de seu sistema operacional.
Isto permite que entusiastas e colecionadores vejam com seus próprios olhos como era a ideia dos desenvolvedores nos primeiros anos que a Apple trabalhou em seus computadores, fora que é uma peça importante para a história dos PCs. Nota-se que notificações e o desenvolvimento do sistema foi feito pelo próprio Steve Jobs.
O leilão ocorrerá entre os dias 13 de outubro e 23 de outubro de 2024, com o protótipo de Macintosh plenamente funcional almejando quebrar os recordes da marca e chegar em mãos que ajudarão a preservar o modelo.
Fonte: WCCFTECH