EconomyFeaturedNewsTop Stories

Project G-Assist, da NVIDIA, finalmente ganha data para fevereiro

Você se lembra do Project G-Assist da NVIDIA? Trata-se de um assistente virtual que pode analisar qualquer coisa que estiver presente na tela durante o gameplay e fornecer ajuda em tempo real com uso de inteligência artificial. A novidade havia sido revelada há meses, mas agora finalmente ganhou data de lançamento: fevereiro de 2025.

Imagem: NVIDIA

Project G-Assist chega em breve ao PC e vai ajudá-lo na jogatina

Caso você esteja por fora, vale um lembrete rápido do que se trata o Project G-Assist da NVIDIA. O novo app vai funcionar em conjunto com os seus jogos e será literalmente um assistente virtual: qualquer coisa que você queira saber sobre um jogo poderá ser respondia pelo programa de IA.

Por exemplo: está jogando Ark Survival Evolved e quer descobrir como domar um dinossauro específico? Basta perguntar à aplicação, que vai analisar a sua tela, ver o dinossauro e dar soluções (você pode fazer a pergunta por texto ou até mesmo por voz).

Cenários mais práticos de otimização também são bons exemplos. Está jogando Alan Wake 2 e sentindo quedas abaixo de 60 fps? Você só precisa perguntar ao Project G-Assist o que pode estar causando as quedas e qual a melhor configuração para mexer e garantir 60 fps estáveis.

Imagem: NVIDIA

Há diversos cenários de ajuda ao usuário, de diagnósticos de performance, melhoria de consumo de energia, identificação de gargalos em jogos, alterações em opções de periféricos (como mouse e teclado), opções para overclock de placa de vídeo e até ajuda em elementos do próprio game.

Segundo a NVIDIA, o Project G-Assist utiliza um modelo de IA calibrado de SLM (Small Language) local, (ou seja, sem usar a internet) para interpretar instruções de linguagem natural e realizar diversas ações no PC, incluindo a de chamar APIs de programas terceiros para executar ações no computador.

Imagem: NVIDIA

O Project G-Assist é compatível apenas com placas RTX e está previsto para chegar em fevereiro e poderá ser baixado no NVIDIA App.

Fonte: NVIDIA

Facebook Comments Box