Primeiro-ministro sueco alerta: “Europa pode se tornar um museu”
O primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, alertou que a Europa corre o risco de se tornar um “museu” se não suavizar suas restrições à inteligência artificial (IA) e adotar uma abordagem mais flexível em relação à regulamentação.
Em evento em Estocolmo, ele destacou o crescimento mais rápido das economias americana e chinesa em comparação à europeia nos últimos 20 anos, apontando que a região precisa mudar para evitar ser deixada para trás.
Líderes europeus anunciam investimentos em IA
Sua fala se junta a outros líderes europeus, como o presidente francês Emmanuel Macron, que anunciou um grande investimento em IA de 109 bilhões de euros.
Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, também prometeu mobilizar 200 bilhões de euros para a área.
Já o vice-presidente dos EUA, JD Vance, criticou a UE por se focar excessivamente em regulamentações e não aproveitar o potencial da tecnologia, incentivando uma abordagem mais otimista.
Leia mais:
Marco legal da IA: relator diz que conjunto de leis será menos restritivo
Inteligência artificial acaba com a criatividade? Estudo responde
Imagens geradas por Inteligência Artificial ameaçam a ciência
Críticas à legislação da UE
Kristersson também criticou a legislação da UE, mencionando que as empresas europeias enfrentam dificuldades devido à incerteza regulatória e falta de acesso a capital, o que tem levado muitas delas a se mudar para os EUA.
Ele afirmou que, para competir no cenário geopolítico atual, a Europa precisa reduzir a regulamentação e criar um ambiente mais favorável à inovação e aos negócios.
Enquanto isso, os EUA tem um projeto ambicioso de IA para viabilizar data centers e inovações na área. Leia mais aqui.
O post Primeiro-ministro sueco alerta: “Europa pode se tornar um museu” apareceu primeiro em Olhar Digital.