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Primeiro-ministro do Japão critica Assassin’s Creed Shadows por desrespeito a santuários; jogo será atualizado

Nem sempre um jogo é apenas diversão — às vezes, é uma questão de respeito. Essa é a mensagem que o Japão está passando esta semana, depois que o primeiro-ministro Shigeru Ishiba criticou o jogo Assassin’s Creed: Shadows, da Ubisoft, por mostrar santuários sagrados do xintoísmo de forma desrespeitosa.

A franquia já é conhecida por misturar ficção e história, mas essa versão gerou polêmica por incluir a destruição de locais religiosos reais, como o Santuário Itatehyozu, em Himeji.

O problema começou com uma cena em que o personagem principal, Yasuke, danifica partes do santuário durante uma missão. Como o santuário é um local real e ainda usado para práticas religiosas, muitas pessoas no Japão ficaram preocupadas.

Mais de 100 mil assinaram uma petição contra o que consideram uma deturpação da cultura japonesa.

Autoridades questionaram por que locais sagrados, que normalmente são tratados com respeito, estão sendo usados como cenários para violência em jogos.

Em uma reunião no parlamento, o primeiro-ministro Ishiba falou sobre o assunto, alertando que cenas como essa podem fazer com que as pessoas achem normal destruir santuários ou até mesmo incentivá-las a fazer isso.

Ele pediu que os criadores de jogos pensem melhor antes de usar locais culturais e religiosos, especialmente quando esses lugares ainda são importantes para as tradições de um país.

“Destruir um santuário é inaceitável—é um insulto ao país… Respeitar a cultura e a religião de um país é essencial, e precisamos deixar claro que não vamos aceitar atos que as desrespeitem”, disse Ishiba, respondendo a uma pergunta da IGN.

A Ubisoft respondeu dizendo que vai mudar o jogo. A empresa anunciou que lançará uma atualização, tornando alguns objetos dos santuários impossíveis de destruir e reduzindo a violência nessas cenas.

Essas mudanças serão feitas em todas as versões do jogo ao redor do mundo. A Ubisoft afirmou que quer respeitar as culturas locais, mas sem prejudicar a experiência do jogo.

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