Preview: Path of Exile 2 se prova extremamente promissor
Marcado para chegar logo, logo, Path of Exile 2 é um jogo interessante. Após Diablo 3 não ter agradado a comunidade, o primeiro Path of Exile acabou se tornando um “sucessor espiritual” mesmo com a série da Blizzard ainda ativa e com novidades, mas com o tempo se tornou uma coisa própria.
Durante a Brasil Game Show 2024, tivemos a chance de jogar uma build de testes do game e trazer as primeiras impressões para vocês. Está curioso? Venha ver!
Path of Exile 2 busca ser mais intuitivo
Se você já jogou o game original, deve saber que ele tem fama de ser muito difícil de aprender ou navegador pelos menus, requerendo pesquisa e conselhos da comunidade para aproveitar. Entretanto, a Grinding Gear Games está ciente disso e resolveu fazer as coisas de forma diferente na sequência.
Path of Exile 2 quer ser o mais intuitivo possível e resolver esses ruídos de comunicação, seja com mais tutoriais, menus mais fáceis de entender ou até interface mais amigável. Durante nossos testes, não houve problemas para entender o que fazer ou como fazer.
Dessa forma, fãs veteranos terão uma experiência aprimorada e jogadores novatos que nunca se adaptaram ao primeiro game vão conseguir realizar qualquer ação do jogo sem problemas.
Uma das adições de Path of Exile 2, inclusive, é uma alternativa de controles nova para o gênero. Se você não é fã dos RPGs de ação que usam o mouse para movimentação, é possível utilizar um sistema de WASD alternativo (ou até mesmo controles, se essa for sua preferência).
Como a duração do teste foi pouco menos de uma hora, ainda é difícil saber se isso se aplica a longo prazo, mas a experiência foi muito agradável. O único elemento que assustou em Path of Exile 2 foi a árvore de habilidades extremamente gigantesca.
Pode parecer uma redundância, um pleonasmo, mas para quem não conhece a fama da série com suas opções de skills, dê uma conferida abaixo para entender do que estou falando. Vamos ver, talvez seja mais fácil do que parece, mas uma demonstração rápida não serve para julgar nesse momento.
Combate cadenciado e muito conteúdo
Um dos pontos altos que testamos na demo de Path of Exile 2 foi o sistema de combate. Se você já está acostumado com o primeiro título ou a franquia Diablo, sabe o que esperar, mas não quer dizer que não seja um sistema muito bom. E, ao menos no início, parece que teremos algo mais lento.
Já havia diversas classes para testar, mas a nossa escolha foi a de Monge, que pareceu bem divertido de jogar com diversas habilidades (que mal dá para contá-las agora devido à skilltree gigantesca). A progressão parece mais lenta, mais estratégica e com maior foco nos recursos que o jogador tem no momento.
Claro, RPGs de ação como Path of Exile 2 dependem de builds e o mid e late game podem ser extremamente diferentes, com uma cadência bem maior, uso de skills constantes e mais. Entretanto, é inegável que a movimentação e ataques básicos são mais lentos – e eu acho isso positivo, tirando um pouco da loucura dos números.
Além disso, todo o tempo de jogatina rendeu quests diversas e bastante coisa para fazer, masmorras para explorar e bastante conteúdo. Certamente, parece que há muita coisa para realizar e tédio não parece ser algo que Path of Exile 2 terá.
Outro elemento que não sei julgar por ora é o mapa do game. Aparentemente, Path of Exile 2 utiliza a mesma estrutura de áreas conectadas, não um mundo aberto como em Diablo 4. Particularmente não é algo que me incomoda, mas talvez os mapas procedurais estejam de volta (para bem e para mal).
Apesar de não ser o tema do tópico, gostaria de finalizar comentando sobre os visuais do jogo, que são muito bons e apresentam uma direção de arte belíssima. Se você gosta dos cenários escuros, macabros e design que beira um jogo de terror, há um prato cheio para aproveitar aqui.
Path of Exile 2 está próximo e vale ficar de olho
Sem dúvidas, Path of Exile 2 parece ser uma sequência bem maior do que parece, com gráficos reformulados, sistemas aprimorados, gráficos bem melhores e, principalmente, uma maneira de atrair novos jogadores com sistemas mais fáceis de usar, um ponto que era bem criticado no game original.
Path of Exile 2 está previsto para chegar ao PC no dia 15 de novembro em acesso antecipado, mas versões de console também estão programadas para chegar em algum momento do futuro.