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Prepare-se para Monster Hunter Wilds com uma retrospectiva da evolução da série no PlayStation

Há vinte anos, o Monster Hunter original apresentou seu arsenal em constante expansão e monstros memoráveis ao público pela primeira vez. A partir daí, a série foi ganhando popularidade no mundo todo e sendo aperfeiçoada até se tornar uma das melhores experiências multiplayer do universo dos jogos. Derrotar uma criatura gigantesca por um triz, unir forças com outros caçadores e usar as armas e habilidades de todos com inteligência para acabar com os inimigos mais ameaçadores dá um tipo especial de satisfação.

Para comemorar os 20 anos da série e o lançamento de Monster Hunter Wilds, em 28 de fevereiro, vamos analisar como a série evoluiu junto com o PlayStation desde seu surgimento em 2004.

Monster Hunter | PS2

Os maiores beemotes muitas vezes vêm dos lugares mais humildes. O jogo que deu início a tudo foi lançado no Japão em março de 2004, e, depois, na América do Norte, em setembro, e na Europa, em março de 2005. Ele introduziu o gameplay central que definiria a série Monster Hunter nas décadas seguintes: a progressão com missões, a coleta e a gestão de recursos, a criação de armas e armaduras e a estratégia e perseverança envolvidas em se aproximar de criaturas, atacá-las e sair com a vitória.

Pelos padrões atuais da série, Monster Hunter parece limitado, oferecendo apenas sete tipos de armas e trinta monstros (incluindo muitas criaturas hoje famosas, como os Rathalos), mas o jogo tinha uma boa variedade em termos de dificuldade e tipos de missões. Além disso, o jogo foi feito com ênfase no modo multijogador online em uma época em que isso ainda era relativamente novo e oferecia até missões especiais de eventos disponíveis apenas online.

Monster Hunter fez muito sucesso no Japão e, enquanto a Capcom trabalhava na sequência, lançou Monster Hunter G, um upgrade com melhorias, novos recursos, mais monstros e missões mais difíceis.

Monster Hunter 2 | PS2

A verdadeira sequência de Monster Hunter surgiu já no fim da era do PS2, e só no Japão. Monster Hunter 2 foi lançado para PlayStation 2 em fevereiro de 2006, com novas armas, missões secundárias, um sistema exclusivo de período do dia e estações do ano e upgrades de armadura, entre diversas outras pequenas mudanças e melhorias. Monster Hunter 2 teve uma ótima recepção no Japão e foi o último jogo da série Monster Hunter para PS2. Mas, para o mercado global em maior escala (e o futuro de Monster Hunter), a Capcom estava de olho no PlayStation Portable.

Monster Hunter Freedom | PSP

Mesmo antes do lançamento de Monster Hunter 2, a Capcom queria dar aos jogadores a opção de levar a caçada para onde fossem. Monster Hunter Freedom, conhecido como Monster Hunter Portable no Japão, foi lançado em dezembro de 2005 no Japão e em maio de 2006 no resto do mundo. Ele foi fortemente baseado no já mencionado Monster Hunter G, trazendo monstros novos (incluindo Yian Garuga) e missões de classificação “G” de alto nível.

Analisando hoje, fica claro por que o PSP parecia a plataforma ideal para Monster Hunter: sua função de jogo em rede local ad hoc, bem como seus recursos gráficos avançados e o controle analógico, combinaram perfeitamente com a jogabilidade da série. O título foi seguido por Monster Hunter Freedom 2, que se inspirou em Monster Hunter 2 para expandir o repertório de armas (adicionando ao arsenal grandes pilares da série, como o Berrante de Caça e a Lançarma) e trazer de volta várias áreas de MH 2.

Monster Hunter Freedom Unite | PSP

“Fenômeno” é a melhor palavra para descrever a proporção do sucesso da sequência de Monster Hunter Freedom no Japão. Monster Hunter Freedom Unite foi lançado em 2008 no Japão com o título “Monster Hunter Portable 2nd G”, ampliando o sucesso do jogo anterior e transformando Monster Hunter em um nome conhecido. Freedom Unite vendeu impressionantes 3,8 milhões de cópias em todo o mundo, com muitas das vendas vindas do Japão.

Com Freedom 2 como base, Freedom Unite trouxe uma série de melhorias de qualidade de vida à experiência em geral e, ao mesmo tempo, adicionou ambientes, monstros, novos comportamentos para os monstros e diversas missões de dificuldade alta. O título introduziu o conceito de personagens ajudantes controlados pela CPU dando aos jogadores solo um companheiro Felyno para ajudar em batalha, um recurso que foi expandido pelos jogos posteriores da série.

Monster Hunter Portable 3rd | PSP

Lançado para PSP no final de 2010, Monster Hunter Portable 3rd é mais um título da série disponível exclusivamente no Japão, mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores sucessos de vendas em tempo recorde da Capcom. Portable 3rd desafiou ao máximo os limites do PSP com gráficos entre os melhores desenvolvidos para o sistema, definindo um padrão de qualidade visual que a série continuou seguindo nos lançamentos posteriores. Outro marco de Portable 3rd foi a primeira aparição do Zinogre, um dos monstros favoritos dos fãs até hoje.

Monster Hunter World | PS4

Se existe um momento-chave que elevou o sucesso de Monster Hunter a um patamar global, provavelmente foi o lançamento de Monster Hunter World, em 2018. Com o temível dragão ancião Nergigante como destaque, Monster Hunter World representou uma evolução tremenda na série, tanto em termos de gráficos quanto de jogabilidade, usando o PS4 para criar uma experiência de caça perfeita em vários sentidos. 

Além do aprimoramento dos tutoriais e da experiência inicial de jogo para fãs recém-chegados, as várias “zonas” que formavam os grandes ambientes de caça (e exigiam tempos de carregamento transicionais) foram simplificadas, tornando-se um único espaço aberto para possibilitar uma perseguição épica dos monstros. E, pela primeira vez, um jogo da série Monster Hunter foi lançado simultaneamente no mundo todo, permitindo que jogadores de todas as regiões do planeta se unissem para sentir a emoção de elaborar novas estratégias de caça juntos. Fazendo jus ao nome do jogo, parecia que um novo mundo estava se abrindo para a série Monster Hunter.

Monster Hunter World teve tanto sucesso global que uma expansão, Iceborne, foi lançada no ano seguinte, reapresentando algumas das mecânicas de clima frio vistas em títulos anteriores da série. Monster Hunter World continua tendo uma base de jogadores ativa até hoje.

Monster Hunter Rise | PS5, PS4

Monster Hunter Rise, junto com seu monstro principal, Magnamalo, chegou ao PS5 e PS4 no início de 2023. O lançamento trouxe diversas novidades de jogabilidade exclusivas: os Cabinsetos, criaturas velozes de lançamento aéreo, um novo tipo de companheiro Canyno chamado Palamute e as batalhas de “Frenesi”, em que os caçadores tinham a tarefa de proteger a Aldeia Kamura de vários monstros atacando ao mesmo tempo, incluindo os superperigosos Alfas. E, além de caçar e capturar os monstros, também era possível assumir o controle das bestas gigantes por um curto tempo com o recurso de montar.

A aventura já enorme ficou ainda maior com a expansão Sunbreak, que levou os caçadores ao Reino distante, adicionando vários monstros novos (incluindo o novo monstro principal Malzeno), novos locais de caça e diversas habilidades para todas as armas.

Monster Hunter Wilds | PS5

A transformação de Monster Hunter de favorito cult em sensação japonesa e, por fim, em aclamado sucesso global foi uma grande jornada, e a ansiedade pelo lançamento de Monster Hunter Wilds está cada vez maior. Entre efeitos climáticos impressionantes e novas habilidades possibilitadas por uma montaria alada chamada Seikret, o jogo traz um monte de recursos inéditos.

O beta fechado disponibilizado no ano passado atraiu a atenção de jogadores de longa data e de um público novo. Felizmente, para quem mal pode esperar para passear de novo com seu Berrante de Caça pelas Terras Proibidas, a espera não será muito longa: Monster Hunter Wilds será lançado em 28 de fevereiro.

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