Port nativo de Halo 5 para o PC foi cancelado por problemas técnicos, diz ex-dev
Halo 5: Guardians foi lançado oficialmente em outubro de 2015 no Xbox, mas não chegou a receber um port nativo para o PC. Agora, dez anos depois, um ex-desenvolvedor revela que a versão teria sido considerada, mas acabou cancelada por problemas técnicos. Ele acrescenta ainda que não imagina o port acontecendo um dia.
A informação veio em uma conversa no Twitter. Tyler Owens, que atualmente trabalha em Apex Legends, fez parte da equipe de desenvolvimento de Halo 5. Em um post comemorando o aniversário do game, ele foi respondido por um jogador comentando que gostaria de ver um “verdadeiro port para o PC”.
Fonte: Twitter
Owens, então, respondeu: “Eu bem que queria, mas nunca vai acontecer na minha opinião. Eu acho que um port que estava em consideração enfrentou obstáculos técnicos significativos, e foi cancelado”.
Infelizmente o ex-desenvolvedor de Halo 5 não ofereceu detalhes sobre esses problemas técnicos. A thread no Twitter e o site TweakTown relembram que houve especulação na época sobre a física do jogo, que seria ligada ao framerate e isso que estaria dificultando o port. Entretanto, nem a Microsoft nem a 343 Industries confirmaram os motivos.
Halo completa 25 anos em 2026
Halo 5 foi o último grande lançamento da franquia principal antes de Halo Infinite, que chegou em 2021. Uma vez que o game mais recente não atingiu o mesmo patamar de sucesso dos títulos anteriores, muitos jogadores ficam saudosos de Guardians.
Se a informação de Owens estiver correta, parece mais fácil ter esperanças por um título inédito do que um port para Halo 5 no PC. A série completa 25 anos em 2026 e a Microsoft já fala de seus planos para comemorar o aniversário.
Mais sobre Halo:
Keywords Studios compra Certain Affinity, estúdio do cancelado Battle Royale de Halo
Microsoft já iniciou planos para comemorar os 25 anos de Halo em 2026
Ex-desenvolvedor de Halo confirma que modo Battle Royale foi cancelado
Enquanto a produtora não comentou abertamente ainda a possibilidade de uma continuação, o momento parece certo para uma tentativa. Ainda mais lembrando que em 2026 provavelmente já teremos comentários sobre a chegada de uma nova geração dos consoles.