EconomyNewsTop Stories

Por que raias e tubarões saltam para fora d’água?

Muitas espécies de raias e tubarões saltam para fora d’água, seja total ou parcialmente. Isso surpreende porque saltar demanda uma grande quantidade de energia, especialmente para aqueles do tamanho de um tubarão. Pesquisadores tentam entender esse comportamento curioso e explicar suas causas.

Apesar das claras diferenças entre esses dois animais, eles guardam algumas semelhanças. Ambos fazem parte da classe dos Chondrichthyes, grupo que corresponde aos animais marinhos cartilaginosos e contam com quatro a sete fendas branquiais. Mas, as raias têm as nadadeiras peitorais fundida a cabeça e um corpo mais achatado, e os tubarões não.

Compreender porque diferentes tipos de animais saltam pode trazer mais pistas sobre seus hábitos e suas interações com outras espécies.

(Imagem: Alvov/Shutterstock)

Leia mais:

Qual é o tubarão mais rápido do mundo?

Por que atum tem alto nível de mercúrio?

Peixes podem se afogar?

Por qual motivo raias e tubarões saltarem para fora d’água? 

Alguns tubarões, como branco, já foram observados saltando para capturar presas na África do Sul e nas Ilhas de Farallon, no estado da Califórnia (Estados Unidos). Mas espécies de tubarões e raias que se alimentam filtrando plânctons também podem saltar.

De acordo com um estudo publicado em agosto deste ano na revista Springer Nature Link, a principal razão que leva esses animais a saltarem para fora d’água é a remoção de parasitas. Os tubarões-frade, por exemplo, são conhecidos por hospedar parasitas, como lampreias, e os saltos são capazes de arrancá-los de seu corpo.

Raias e tubarões que se alimentam de plânctons também saltam para limpar suas estruturas de filtro utilizadas na captura de alimento ou para concentrar os plânctons em um só lugar e engoli-los com mais facilidade.

Onda no oceano via Silas Baisch/Unsplash

Há ainda saltos de raias e tubarões que servem para comunicação. Nas Ilhas de Farallon, tubarões-brancos foram vistos saltando para deter outros animais de se aproximarem da carcaça de sua presa.

O estudo também identificou outros usos para os saltos, como expulsão de fezes ou parasitas internos, atrair parceiros e, até mesmo, dar à luz.

Qual a diferença entre raia e tubarão?

A maioria dos tubarões tem um corpo roliço, enquanto as raias têm um corpo achatado. Além disso, entre os tubarões, a nadadeiras peitorais se destacam do corpo, e na maioria das raias elas se fundem ao contorno da cabeça. A posição das brânquias também ajuda na diferenciação entre os dois. Nos tubarões, a estrutura fica na lateral da cabeça; e nas raias, na parte voltada para baixo da cabeça.

Raias e tubarões têm predadores? 

Grandes cetáceos, como as orcas, podem comer ambas espécies.

O post Por que raias e tubarões saltam para fora d’água? apareceu primeiro em Olhar Digital.

Facebook Comments Box