Por que os celulares atuais não contam mais com reprodutor de música?
Ouvir música é um hábito que muitas pessoas têm no dia a dia, seja para distração em momentos de deslocamento, como no transporte público ou trânsito, ou até mesmo para relaxar, se concentrar e se divertir ao longo da rotina.
Antigamente, quando a tecnologia era menos avançada, precisávamos utilizar um aparelho próprio para isso, como os MP3, que fizeram muito sucesso no início dos anos 2000. Para quem não podia ter esse eletrônico, os celulares também contavam com aplicativos nativos de reprodução de música, que eram capazes de tocar os sons que estavam no próprio dispositivo.
Leia mais:
MP3 player completa 25 anos! Como era e quanto custava o primeiro modelo?
WAV, MP3, AAC, FLAC: entenda as diferenças entre os formatos de áudio
Como adicionar arquivos em mp3 na Deezer e no Spotify?
Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, fazer o download das músicas preferidas e passar para a biblioteca do player do celular para ouvi-las quando quiser foi caindo em desuso, para dar lugar aos serviços de streaming de música como o Spotify e o Deezer.
Por conta disso, surge uma dúvida: os celulares atuais não possuem mais reprodutor de música? E se não possuem, por quê? Confira as repostas para essas dúvidas na matéria abaixo.
Por que os celulares atuais não contam mais com reprodutor de música?
Ao contrário do que parece, os celulares atuais não necessariamente foram desprovidos de reprodutor de música. Porém, agora, cada fabricante desenvolve seu próprio player para equipar o sistema. Só que nem sempre esses players são tão bons e oferecem todos os recursos desejados pelos usuários.
A Samsung, por exemplo, deixou de adicionar o player padrão para músicas nos modelos Galaxy S7 e S7 Edge. Agora, a fabricante oferece o Samsung Music, que está disponível para qualquer pessoa na Google Play.
Para usuários da Apple, o iPhone conta com o app Música, que permite ouvir músicas, organizar a biblioteca e ordenar as mídias por diversos critérios. Esse aplicativo é diferente do Apple Music, que é um streaming de música da Apple.
Donos de celulares Xiaomi também não ficam de fora, podendo utilizar o Mi Music, que permite ouvir músicas do dispositivo ou da aba Watch. Ele também oferece acesso a milhões de músicas, playlists e conteúdo de artistas.
Para quem utiliza smartphones da Motorola, o reprodutor de música é o Google Play Music, que está presente na maior parte dos aparelhos Android. Ele permite a reprodução de arquivos MP3, M4A, AAC, AAC+, MIDI e WAV.
Além dessas opções, ainda é possível encontrar outros aplicativos de reprodução de música nas lojas de aplicativos, como Google Play Store e App Store. Entretanto, se você é do tipo que gosta de utilizar aparelhos mais antigos e relembrar outros tempos, saiba que os MP3 Players ainda existem.
Eles são uma boa opção para quem pratica esportes e quer ter uma trilha sonora para acompanhar os exercícios, sem a necessidade de levar o celular, evitando problemas como danos ou até roubo.
O post Por que os celulares atuais não contam mais com reprodutor de música? apareceu primeiro em Olhar Digital.