Por que o YouTube está ampliando testes com jogos?
O que te faz permanecer em uma plataforma? Seja ela de streaming ou redes sociais. O conteúdo oferecido? A qualidade dos vídeos? Os novos lançamentos? A fácil navegação? A fama e credibilidade?
Qualquer resposta que você deu pode ser considerada correta – até porque, no mundo dos negócios, o cliente quase sempre tem razão. Agora, independentemente do que você pensou, as grandes empresas do setor trabalham hoje com um conceito importante: a experiência.
Leia mais
LinkedIn lança 3 jogos de raciocínio; aprenda a jogar
Estes são os 10 youtubers que mais cresceram no Brasil em 2024
YouTube revela as músicas mais ouvidas pelos brasileiros em 2024
É claro que você vai continuar usando o LinkedIn para buscar vagas de emprego. E vai acessar o YouTube para assistir a vídeos do seu interesse. O objetivo principal dessas plataformas não vai mudar. Elas, no entanto, resolveram incorporar minijogos nos últimos tempos.
Com a oferta cada vez maior de aplicativos e ferramentas, as grandes empresas buscam maneiras de fidelizar seus usuários, aumentando o tempo de tela deles. E o engajamento.
Em vez de ficar 5 minutos no site ou no app, você acaba ficando 10. Isso melhora os números do serviço. E pode, um dia, gerar um tipo de monetização.
Hoje em dia você não precisa mais de um console para jogar – Imagem Shutterstock/SeventyFour
Os Playables do YouTube
Como informamos aqui no Olhar Digital nos últimos dias, o YouTube lançou minijogos gratuitos em sua plataforma.
O chamado Playables apareceu pela primeira vez em novembro do ano passado, mas era restrito para assinantes Premium.
Desde maio deste ano, o recurso foi liberado para todos os usuários.
“Ah, mas eu não vi isso aqui no meu aplicativo”.
A má notícia para nós, brasileiros, é que a função não está habilitada para todos.
Não apareceu para mim, por exemplo.
A informação é que apenas usuários dos EUA, Reino Unido, Canadá e Austrália têm acesso integral ao serviço.
O YouTube, porém, estaria estudando aumentar essa lista.
A plataforma também decidiu testar um multiplayer.
Dois jogos têm hoje essa opção: Ludo Club e Magic Tiles 3.
O primeiro é a versão online do clássico jogo de tabuleiro Ludo.
Já o segundo é um jogo musical no qual você precisa tocar nas peças pretas que caem ao ritmo da música.
Além desses dois jogos, o acervo conta com outros 130 games single player.
Entre eles está o popular Angry Birds.
Você pode jogar seu Angry Birds no smartphone, mas também direto da plataforma do YouTube – Imagem: Divulgação/Rovio
Outras experiências
Sim, você ainda pode baixar o app de Angry Birds e jogar direto do seu celular, sem o intermédio do YouTube. A maioria das pessoas, aliás, vai continuar fazendo isso. O Google, porém, quer dar a opção para os usuários, além de acessar um público diferente.
Vale destacar que esse tipo de ação não é novidade. O Facebook já fazia o mesmo 10 anos atrás. A Netflix lançou sua plataforma de jogos em 2021. E a Amazon também tem uma ligação importante com jogos.
Cada empresa, no entanto, parece ter um enfoque diferente. A Netflix, por exemplo, aposta em jogos simples baseados em suas séries de maior sucesso. Já a Amazon oferece jogos de grandes desenvolvedoras como uma forma de tornar a assinatura do Prime Video mais atraente.
O YouTube, por sua vez, ainda engatinha nesse mundo. E pede que os usuários deixem um feedback sobre a experiência.
As informações são do Tech Crunch.
O post Por que o YouTube está ampliando testes com jogos? apareceu primeiro em Olhar Digital.