Por que chamamos laptops de “notebooks” no Brasil?
Você já percebeu que os computadores portáteis têm dois nomes comuns: notebook e laptop? Mas você sabe por que eles possuem essas duas nomenclaturas e qual delas é a mais correta?
Neste artigo, vamos explorar a origem e o motivo por trás do uso dessas duas palavras para se referir a computadores portáteis. Acompanhe!
Por que chamamos laptops de “notebooks” no Brasil?
Os termos “laptop” e “notebook” surgiram nos anos 1980 com os primeiros computadores portáteis. “Laptop” deriva de “desktop”, substituindo “desk” por “lap” (colo). Já “notebook” foi adotado por fabricantes como a Epson para destacar computadores menores e mais leves, semelhantes a cadernos A4.
Inicialmente, laptops eram mais potentes e notebooks, mais compactos, mas essa diferença desapareceu com os avanços tecnológicos.
Atualmente, “notebook” caiu em desuso em países de língua inglesa, mas continua amplamente usado no Brasil.
Leia mais:
Usar notebook no colo é perigoso? Entenda os riscos
5 dicas para deixar o seu antigo notebook como se fosse novo
5 sinais de que está na hora de trocar o seu notebook
Origem dos termos
Segundo o Dicionário Aurélio, “notebook” refere-se a um dispositivo do tamanho de um caderno universitário, enquanto “laptop” abrange modelos maiores. Na prática, os termos são usados de forma intercambiável em português.
Laptop: combina lap (colo) e top (em cima), indicando o uso no colo; em contrapartida, “desktop” seria usado em cima da mesa.
Notebook: inspirado no formato de cadernos escolares.
O Osborne 1 foi o primeiro laptop comercializado no mundo, lançado em 1981. Criado pelo norte-americano Adam Osborne, o dispositivo foi projetado para ser portátil o suficiente para caber embaixo de uma poltrona de avião.
Os principais tipos incluem subnotebooks, netbooks e ultrabooks.
O post Por que chamamos laptops de “notebooks” no Brasil? apareceu primeiro em Olhar Digital.