Placa-mãe ASUS B860 para Intel Core Ultra 200 tem fotos vazadas
O site polonês de tecnologia PCEkspert fotografou as placas-mãe socket LG1851 baseadas no chipset B860 de médio porte da Intel. Às vésperas do lançamento em janeiro do próximo ano, os itens estão chegando aos varejistas.
Uma das primeiras placas identificadas é assinada pela Asus e trata-se da ROG Strix B860-A Gaming WiFi. Com base no vazamento, ela vem com um PCB branco complementado por componentes em branco, prateado ou cromado, com acentos pretos para um contraste elegante.
A placa é direcionada para o público gamer e o estilo segue a tendência das placas-mãe Strix-A das gerações anteriores, adaptadas para configurações de cor clara e personalizadas.
Notícias Relacionadas
ASUS anuncia ProArt PA401 Wood Edition, variante menor do gabinete PA602
ASUS lança celular gamer ROG Phone 9 com Snapdragon 8 Elite
ASUS lança atualização de BIOS com Turbo Game Mode com ganho de até 35%
Imagem: PCEkspert.
Chipset B860
O chipset B860 determina suas capacidades e a posiciona como uma alternativa de “médio alcance”. Em relação ao Z890, há alguma algumas limitações, como a falta de suporte para overclocking de CPU.
É possível fazer overclocking de memória, mas ele possui menos linhas PCIe provenientes, além de um barramento DMI 4.0 limitado a 4 vias. No Z890 e no H870 são 8 vias.
O VRM possui 14 fases, e a placa vem com um slot M.2 NVMe Gen 5 conectado diretamente ao processador, o que permite não interferir no slot PCIe x16 dedicado à placa gráfica. Também são três slots M.2 NVMe Gen 4, sendo dois ligados ao chipset (PCH) e um ao CPU.
Imagem: PCEkspert.
Em termos de rede, a placa oferece uma conexão com fio de 2,5 GbE e sem fio Wi-Fi 7, enquanto o sistema de áudio é baseado em um codec de médio alcance, Realtek ALC1200 ou ALC4080.
O lançamento oficial das placas-mãe B860 deve coincidir com o dos processadores Intel Core Ultra 200 non-K (TDP de 65W), previsto para janeiro do próximo ano.
Outros vazamentos
Não é a primeira vez que vazamentos acontecem próximo à data do lançamento, quando as empresas ficam mais vulneráveis exatamente porque precisam enviar os produtos para os varejistas terem em estoque.
Em setembro, as especificações finais das CPUs Intel Core Ultra 200 “Arrow Lake” vazaram um mês antes do lançamento. Uma semana depois, vazaram fotos dos processadores.
No mês passado, também vazaram detalhes de sete CPUs Intel Core Ultra 200 “não-K”. Possivelmente, eles só sejam lançados em janeiro, talvez em conjunto com a CES 2025.
Fonte: PCEkspert TV.